Taxas de juros do empréstimo pessoal apresentam pequena alta

Fundação Procon-SP pesquisou dez instituições financeiras no dia 7 deste mês

sex, 15/02/2008 - 9h39 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou em dez instituições financeiras, no dia 7 de fevereiro, uma pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Neste mês, a pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou que, no empréstimo pessoal, o movimento de alta das taxas médias começa a se acentuar. Depois de um período de relativa estabilidade, principalmente a partir do segundo semestre de 2007, as taxas voltaram a subir em ritmo crescente. Quanto ao cheque especial, é o quinto mês consecutivo sem alteração da taxa média.

Empréstimo pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,49% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,36% a.m., significando um acréscimo de 0,13 ponto percentual.

As altas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Banco do Brasil – alterou de 4,50% para 5,50% a.m., o que significa um acréscimo de 1,00 ponto percentual, representando uma variação positiva de 22,22% em relação à taxa de janeiro/08;

Unibanco – alterou de 5,87% para 6,59% a.m., o que significa um acréscimo de 0,72 ponto percentual, representando uma variação positiva de 12,27% em relação à taxa de janeiro/08.

HSBC – alterou de 4,63% para 4,66% a.m., o que significa um acréscimo de 0,03 ponto percentual, representando uma variação positiva de 0,65% em relação à taxa de janeiro/08.

A única queda verificada partiu do Banco Real, que alterou sua taxa de 6,30% para 5,90% a.m., o que significa um decréscimo de 0,40 ponto percentual, representando uma variação negativa de 6,35% em relação à taxa de janeiro/08.

Cheque especial

A taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 8,21% a.m.. Não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas em janeiro/08.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Na reunião do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central, em janeiro/08, a taxa SELIC foi mantida em 11,25% ao ano. Essa decisão cautelosa evidencia não só a preocupação com os índices inflacionários, como também com a crise enfrentada pelos mercados internacionais e a influência que possa ter sobre nossa economia. Na ata da reunião, o Banco Central indicou que poderá aumentar os juros, caso perceba que a alta dos preços observada nos últimos meses está se disseminando pela economia.

O orçamento do consumidor continua sofrendo reflexos dos gastos de final de ano e dos compromissos e impostos que se apresentam desde janeiro. É aconselhável refletir antes de contratar um empréstimo e adiar certas decisões de consumo para um momento mais favorável.

 

Da Fundação Procon-SP

(I.P.)