Taxas de juros continuam em alta no mês de setembro

Pesquisa do Procon-SP constatou aumento nas taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal

qui, 10/09/2015 - 12h55 | Do Portal do Governo

As taxas de juros praticadas pelos bancos continuam em alta, conforme constatou a Fundação Procon-SP em pesquisa realizada no dia 2 de setembro. Das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, três elevaram as taxas no cheque especial e uma no empréstimo pessoal.

Segundo a pesquisa, a taxa média de juros no cheque especial foi de 11,90% a.m. (ao mês), superior à do mês anterior que foi de 11,67% a.m., representando um acréscimo de 0,23 ponto percentual.

Com relação ao empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,26% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,23% a.m., representando um acréscimo de 0,03 ponto percentual.

O Procon-SP orienta para que o consumidor fique atento e não ceda aos impulsos, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos, como créditos pré-aprovados e aumentos do limite de cheque especial. Recomenda, ainda, que algumas decisões de consumo que impliquem em aquisição de crédito sejam adiadas para um momento de conjuntura mais favorável.

Confira aqui a pesquisa completa.

Do Portal do Governo do Estado