Taxa média de cheque especial registra ligeira alta em março

Com relação ao empréstimo pessoal, estudo Procon-SP indica que não houve alteração

ter, 13/03/2012 - 13h15 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela Diretoria de Estudos e Pesquisas (DEP) da FundaçãoProcon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectou em primeiro de março alta de 0,01 ponto percentual nataxa média de juros de cheque especial, passando de 9,53% ao mês (a.m.) para 9,54%. Com relação ao empréstimo pessoal, não houve alteração, mantendo a taxa média em 5,87 a.m. A pesquisa foi feita no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Para a assessora técnica da DEP, Cristina Rafael Martinussi, o resultado desta pesquisa continua sinalizando que o mercado financeiro está mantendo a cautela, apesar dos sucessivos cortes da taxa Selic promovidos pelo Banco Central. “Apesar da redução da taxa Selic, as taxas de juros do Brasil continuam as mais altas do mundo. Portanto, o consumidor deve manter a cautela e verificar a real necessidade na contratação de um empréstimo. A falta de planejamento, a impulsividade na hora de consumir e a facilidade de contratação levam, muitas vezes, o consumidor a solicitar um empréstimo sem necessidade ou a assumir dívidas que comprometem o seu orçamento”, conclui.

Na segunda reunião deste ano do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central (ocorrida nos dias 6 e 7 de março), as autoridades monetárias decidiram reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, maior redução promovida pelo Banco Central desde setembro/11. A taxa Selic passou de 10,00% para 9,75% ao ano. Somente na pesquisa de juros do próximo mês, será possível avaliar o reflexo dessa redução no mercado financeiro.

Do Procon-SP