Taxa de reprovação na Operação Taxímetro é inferior a 3%

Lacres rompidos e dígitos apagados são as principais irregularidades encontradas

sex, 09/03/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), José Tadeu Rodrigues Penteado, está satisfeito com os resultados da Operação Taxímetro, que teve início dia 27 de fevereiro no autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. “Até agora tivemos menos de 3% de reprovação”, afirma. Com 4.692 veículos verificados até 8 de março, 129 equipamentos foram reprovados. A maioria apresentou lacres rompidos e dígitos apagados.

“A operação está demonstrando a atenção que o taxista tem com o instrumento de trabalho dele, o que nos deixa contentes”, diz Penteado. Os taxistas que tiveram seus equipamentos reprovados devem emitir nova GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$ 37,50, quitá-la e fazer o reagendamento pelo site do Ipem-SP. A operação vai até o dia 20 de abril.

Até 19 de março serão verificados os veículos da categoria comum com placas de final 3 e 4. A verificação ocorre das 18h à meia-noite no autódromo de Interlagos. Pelo segundo ano seguido, a escolha do local, além de não tumultuar o trânsito, está causando euforia nos taxistas, empolgados em dirigir na pista que já foi palco para tantos campeões, como Ayrton Senna e Michael Schumacher.

Atenção

O superintendente pede para o cidadão ficar atento ao lacre amarelo, que demonstra a inviolabilidade do taxímetro e prova que não houve adulteração no equipamento. Se o passageiro perceber qualquer alteração, pode ligar para a ouvidoria do Ipem (0800-0130522) e fazer a denúncia. A partir de 20 de abril, todos os veículos terão que circular com o selo do Inmetro e o lacre amarelo no taxímetro, ambos com validade até 2013.

Do Portal do Governo do Estado