Taxa de desemprego cresceu 0,4 por cento na Grande São Paulo

Segundo pesquisa do Seade, o índice de desemprego passou de 17,3% para 17,7 % em abril

ter, 29/05/2001 - 12h57 | Do Portal do Governo

Segundo pesquisa do Seade, taxa de desemprego passou de 17,3% em março para 17,7% em abril

A taxa de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA) na Região Metropolitana passou de 17,3% em março para 17,7% em abril deste ano, segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – (Seade) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, divulgada nesta terça-feira, dia 29. O contingente de desempregados foi estimado em 1,6 milhão de pessoas.

A taxa de participação da população economicamente ativa passou de 61,8% para 62,6%, no mesmo período, o que equivale à incorporação de 127 mil pessoas no mercado de trabalho na Grande São Paulo. Como o crescimento do nível de ocupação foi de 69 mil postos, o numero de desempregados ampliou-se em 58 mil pessoas. A pesquisa constata que a taxa de desemprego foi menor do que a observada há 12 meses, quando correspondia a 18,6%.

Em abril, após relativa estabilidade em março, o nível de ocupação registrou crescimento de 0,9%, “movimento usual nesse período do ano”, segundo a pesquisa. O contingente de ocupados na Região Metropolitana foi estimado em 7,5 milhão de pessoas. Por setor, o comércio gerou 19 mil ocupações, os serviços aumentaram 43 mil ocupações e outros setores 23 mil ocupações. Já na indústria, houve um decréscimo de 1% após dois meses consecutivos de aumento.

Quanto ao rendimento salarial médio dos ocupados em março, houve um decréscimo de 1,8%, passando a corresponder a R$ 832. O salário médio apresentou um decréscimo um pouco menor (0,6%) o equivalente a R$ 862 em abril.

A Seade, em colaboração com o Dieese, vem divulgando os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo desde 1985. É uma pesquisa domiciliar que, a cada mês, investiga uma amostra de aproximadamente três mil domicílios localizados na região. Para informações mais detalhadas da pesquisa, pode-se consultar o site www.seade.gov.br.