Taubaté e governo do Estado municipalizam Museu Monteiro Lobato

Governo continuará prestando assistência, mas administração do museu passa a ser da prefeitura de Taubaté

qua, 20/03/2013 - 21h45 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 20, o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que fica na cidade de Taubaté, foi oficialmente municipalizado pelo governo do Estado. Pertencendo agora ao município, a prefeitura passa a ter mais autonomia para gerir o museu. Até 2015, 29 museus já terão sido municipalizados, sete deles já estão com processos em andamento.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, explica que o processo consolida um trabalho de parceria e compartilhamento de responsabilidades entre o Estado e as prefeituras. “Por estarem próximas, as prefeituras são as mais capacitadas a identificar e prover, no dia a dia, as necessidades de uma instituição museológica”, explicou o secretário.

As instituições continuarão sendo apoiadas pelo Estado, por meio do Sistema Estadual de Museus (Sisem), responsável por desenvolver ações de organização, capacitação, comunicação, itinerância de exposições, projetos educativos e assessoria técnica a museus e municípios paulistas interessados na preservação de seu patrimônio museológico.

Sobre o Museu Monteiro Lobato

O casarão foi tombado em nível federal em 1962 e pelo Condephaat em 1980. O museu baseia-se principalmente no patrimônio imaterial gerado pela criação literária de Monteiro Lobato e explora, em suas atividades culturais, as histórias e personagens que hoje fazem parte do imaginário brasileiro. Trata-se do segundo museu mais visitado do interior de São Paulo, tendo registrado 175 mil visitantes no ano passado.

Do Portal do Governo do Estado