Tango sob dois Olhares é o vencedor do I Prêmio Teatro de Dança

Peça foi escolhida por voto popular; ação envolveu 137 companhias e 168 espetáculos

qua, 25/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura anunciou nome do espetáculo vencedor da primeira edição do Prêmio Teatro de Dança: Tango sob dois Olhares, da Raça Cia. de Dança de São Paulo. Além do prêmio de melhor espetáculo de dança de 2009, a companhia levou um cheque de R$ 30 mil.

“Estou muito feliz com esta premiação e agradeço aos artistas da minha companhia e ao Teatro de Dança por esta iniciativa”, disse Roseli Rodrigues, diretora da Raça, durante a cerimônia de premiação realizada na segunda-feira, 23.

O Prêmio, criado em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o resultado de uma votação popular inédita, realizada por meio de urnas distribuídas em teatros e centros culturais de 32 cidades do Estado de São Paulo. A ação envolveu 137 companhias e 168 espetáculos. No total, foram apurados 17.839 votos.

Para concorrer, as companhias tiveram de apresentar obras de dança profissional em centros de difusão cultural do Estado. Esses centros deveriam possuir uma urna reservada para votação, e as coreografias deveriam ter, necessariamente, mais de 20 minutos de duração.

Do total de votos, chegou-se a um grupo de 12 finalistas, que incluia os espetáculos Ares Familiares, da Caleidos Companhia de Dança de São Paulo; Crendices, Quem Disse?, da Companhia de Dança de Diadema; O Quebra-Nozes, da Cisne Negro Companhia de Dança; e Por Instantes de Felicidade, da Quasar Companhia de Dança, entre outros.

“O desafio deste Prêmio foi colocar à prova uma iniciativa nunca antes tentada: ouvir o que o público tinha a dizer sobre os espetáculos de dança”, contou Cássia Navas, consultora do Teatro de Dança.

A cerimônia, que reuniu convidados da área de dança, artistas das companhias concorrentes e os conselheiros do Prêmio, ainda contou com a apresentação especial do espetáculo Noiva Despedaçada, da Key Zetta e Cia.

Da Secretaria da Cultura