Tamoios é duplicada no trecho de Planalto

Rodovia, que é a principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo, tem capacidade aumentada em 98%

sex, 24/01/2014 - 13h52 | Do Portal do Governo

Os 16 mil usuários diários da Nova Tamoios vão trafegar em uma rodovia mais moderna, segura e com maior fluidez. Nesta sexta-feira, 24, o governador Geraldo Alckmin entregou as pistas duplicadas, que vão do km 11,5 ao km 60,48. Com a duplicação, a capacidade de tráfego da via é ampliada em 98%, passando de 1.820 para 3.600 veículos por hora.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“São 49 km de duplicação, mais de 20 intervenções importantes em obras, viadutos, passarelas. Este é um sonho não só da região, mas de todo o Estado de São Paulo, que é ter uma ligação duplicada com o litoral norte”, disse o governador.

photonews

A nova rodovia possui barreiras de concreto dividindo as duas pistas, telas antiofuscantes, acostamentos com três metros de largura, retornos e passagens em desnível. As inovações na construção garantem maior segurança para motoristas e moradores dos municípios da região, reduzindo o risco de acidentes, principalmente as colisões frontais. Para isso, foram eliminados todos os cruzamentos em nível na pista e agora são feitos por passagens subterrâneas ou viadutos.

Na primeira fase da obra, foram construídas três passarelas para pedestres, localizadas no km 11,8, km 38 e km 45. “Ainda temos mais obras para fazer neste trecho, mais 12 passarelas e outras obras aqui também na região, e já iniciamos o contorno de Caraguatatuba, que são 7 km pro lado de Ubatuba e 23,8 km para São Sebastião.

Foram investidos R$ 1,1 bilhão na obra, que começou em maio de 2012.

Do Portal do Governo do Estado