Tambaú se revela nas cerâmicas e traços religiosos

Cidade atrai romeiros pela fama dos milagres do Padre Donizetti Tavares de Lima

sex, 10/08/2012 - 8h59 | Do Portal do Governo

Distante 254 quilômetros de São Paulo, Tambaú tem seu nome vindo do tupi e significa rio das conchas. Conhecida como Cidade da Cerâmica, possui inúmeras fábricas e artigos como telhas, pisos e modelos decorativos. O grande fator que atrai visitantes para Tambaú é a atuação do Padre Donizetti, que se encontra em processo de beatificação.  

A religião é o traço mais marcante da cidade, tendo a Paróquia de Santo Antônio como um dos pontos turísticos. Localizada na Praça da Matriz, a igreja teve o Padre Donizetti Tavares de Lima como vigário durante 35 anos.

O Padre Donizetti, como é conhecido, não chegou a nascer em Tambaú, mas sim em Santa Rita de Cássia (MG). Mas por seus conselhos, obras filantrópicas e dons ditos milagrosos, tornou-se a figura mais respeitada da cidade.

A casa em que o padre morou, entre 1926 a 1961, virou um museu onde estão preservados a mobília original e documentos. A residência ainda possui a Sala dos Milagres e também foi criada uma loja de artigos religiosos. Todos os finais de semana o local recebe cerca de 4 mil romeiros.

Outro local bastante visitado é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A igreja foi aberta à visitação pública antes mesmo de seu término e hoje guarda os restos mortais do Padre Donizetti.

Já o Caminho da Fé, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, tem como objetivo unir dois grandes polos religiosos do Brasil, Tambaú a Aparecida, e promover o encontro imaginário do Padre Donizetti com a sua santa de devoção Nossa Senhora Aparecida.

Milagres

No dia 16 de março de 1997 foi aberto o processo de beatificação do Padre Donizetti. Entre os dons milagrosos está a história confirmada pelo jornalista e economista Joelmir Betting, que quando menino sofria de gagueira. Depois de tomarem sopa de quiabos na Casa Paroquial, o futuro jornalista nunca mais gaguejou e ainda teve orientações para estudar Sociologia na USP e fazer carreira no jornalismo.

Do Portal do Governo do Estado