Tainá e Paulistinha é o nome do casal de macacos barrigudos do Zoo

No aniversário da cidade de São Paulo casal de macacos barrigudos é batizado

ter, 27/01/2009 - 14h16 | Do Portal do Governo

No dia da fundação da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, crianças de até 12 anos, que visitaram a Fundação Parque Zoológico, puderam escolher os nomes para um belo casal de macacos barrigudos.

Os nomes escolhidos foram Tainá e Paulistinha. No total 500 crianças votaram e 187 votos foram dados como válidos. Após a contagem e triagem dos votos ocorreu um sorteio onde a Natali Fernanda dos Santos, de 9 anos, foi sorteada por votar em Tainá, e Guilherme Oliveira Castro, de 12 anos, por escolher Paulistinha. As crianças sorteadas ganharam um exemplar de macaco barrigudo estilizado, confeccionado em tecido.

Macaco Barrigudo

O macaco barrigudo, Lagothrix lagotricha, é um primata que habita florestas úmidas e primárias inundadas e não inundadas, na região da Floresta Amazônica Brasileira, Colombiana e Venezuelana. É um animal que possui uma coloração pálida, marrom escura ou cinza, puxando para o preto. Alimentam-se principalmente de frutas, mas também comem sementes, gomas, flores e algumas presas animais. Chegam a ingerir aproximadamente 30% do peso de seu corpo, em alimentos, em um único dia.

Os macacos possuem hábitos diurnos, são arborícolas e gregários, ou seja, vivem em grupos. Estes grupos geralmente são compostos de cerca de 30 indivíduos, mas podem variar de 5 a 70 macacos. Possuem uma cauda preênsil e longa, de até 72 cm, que funciona como um quinto membro, pois conseguem apoiar o corpo apenas com ela. No chão costumam andar de forma bípede e emitem cerca de 14 tipos de vocalizações diferentes. A gestação dura 225 dias, nascendo geralmente um filhote. Ele permanece agarrado à mãe, que o amamenta ao longo de 9 a 12 meses. Ao nascer, o filhote pesa cerca de 140 gramas, mas o peso em um animal adulto chega até 10 kg nos machos. Atingem a maturidade sexual após os 5 anos e chegam a viver até 24 anos.

Últimos dias de férias: Aproveite no Zoo

O final das férias escolares está próximo, mas ainda é tempo de aproveitar em um passeio divertido, além de didático, para Fundação Parque Zoológico. São 4 km de Alamedas rodeadas pela Mata Atlântica e aproximadamente 3.000 animais. Os visitantes podem participar das atividades educativas, preparadas especialmente para que o público possa interagir com a fauna e se conscientizar que somente com respeito ao meio ambiente será possível uma preservação das espécies.

Veja o roteiro para aproveitar bem o seu final de verão.

Apresentação Didática sobre Répteis: De terça a domingo, das 10 às 15 horas. Esta apresentação tem como objetivo levar o público para conhecer um pouco mais sobre os répteis, desmistificando suas lendas. O visitante poderá acompanhar de perto animais como jabutis, cágados, lagartos, jacarés e serpentes, além de tirar suas dúvidas e saber mais sobre a biologia e comportamento destes bichos.

Apresentação Didática com Leões Marinhos: De 6ª, sábado, domingo e feriado, às 11 e 14 horas. A apresentação conta com a participação dos leões marinhos que interagem diretamente com seu treinador, mostrando para o público o resultado de um treinamento feito com base no “reforço positivo”. Por meio desta apresentação, os visitantes conhecem um pouco mais sobre estes animais, seus hábitos e também sobre o importante trabalho de condicionamento realizado pelo zoológico.

Apresentação Didática no Sauveiro: De terça a domingo – às 09h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30 e 15h30. Neste momento os visitantes entram em contato com o fascinante mundo das formigas, podendo ver de perto como é o funcionamento e a organização de um formigueiro. Tudo isto com a presença de um monitor que ajudará a esclarecer dúvidas e curiosidades.

Expedição Animal: De terça a domingo – às 10h00, 11h00, 13h00 e 14h00. Em um “ponto de encontro” localizado na Alameda principal do Parque, monitores de Educação Ambiental formam grupos de visitantes que percorrem quatro roteiros diferentes em horários pré-estabelecidos. A oportunidade de ver os animais e aprender sobre suas curiosidades e características descrita por monitores do Zoológico, torna-se um passeio muito mais educativo e prazeroso.

Núcleo de Educação Ambiental – Riquezas do Brasil: De terça a domingo – às 09h30, 12h00, 13h00 e 15h45. Espaço onde os visitantes podem entrar em contato com os diversos temas relacionados ao meio ambiente. São abordados assuntos sobre as aves, as plantas e animais da pré-história.

Teatro de Fantoches: De terça a Domingo – às 11h00 e 14h00. Com esta apresentação os visitantes aprendem a importância dos pesquisadores e cientistas. O objetivo é desenvolver nas crianças as curiosidades e maravilhas da natureza.

Zoomóvel: De terça a Domingo – às 09h30, 12h00, 13h00 e 15h45. Diversos temas são abordados nesse espaço móvel de Educação Ambiental. Utilizando peças taxidermizadas, ilustrações e animais vivos, os monitores disponibilizam informações sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e destacam a importância de cada espécie para o equilíbrio ecológico.

A Fundação Parque Zoológico está situada na Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda. Abre de terça a domingo, das 09 às 17 horas.  Ingresso – gratuito até 6 anos e acima dos 60 anos. De 7 aos 12 anos, R$ 3,50. Acima de 12 anos, R$ 13,00. Estudante paga meio ingresso mediante apresentação de carteira escolar.

Da Secretaria do Meio Ambiente