Taikô faz show de percussão a alunos do Estado

Programa integra calendário das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil

sex, 18/04/2008 - 9h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 500 alunos de escolas estaduais de Campinas assistiram a apresentações de Taikô e participaram de workshop sobre o tema pelo grupo Taikô Wadaiko Shô na última segunda-feira, 14 de abril, no teatro da E.E. Culto à Ciência, na região leste do município. As atividades fazem parte do Programa Viva Japão, uma das cem ações do Governo de São Paulo para as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

O taikô é um instrumento de percussão (uma espécie de tambor), presente na história da música japonesa há quase 1.500 anos. Tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta, o instrumento exige muita habilidade rítmica e preparo físico do músico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório. O taikô tem tamanhos variados e permite diferentes formas de batidas.

O espetáculo é vibrante e, no último número, os integrantes do grupo japonês incentivam os alunos a interagir, tocando uma adaptação do samba. Depois da apresentação, grupos pequenos de estudantes participam do workshop.

O objetivo da atividade é permitir que alunos e professores assistam a um espetáculo da tradicional arte japonesa. Também proporciona o contato com aspectos simbólicos do cotidiano daquele país.

Além do grupo de Campinas, 1.200 estudantes das zonas leste e norte da capital e de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, também assistiram, no mês de março, a apresentações do grupo. Outros cerca de 4.500 alunos, dos municípios de São Carlos, São José dos Campos, Lins, Bauru e Santos, devem assistir a apresentações e participar de workshop sobre taikô até o fim de maio.

Programa Viva Japão

O Programa Viva Japão, que começou a ser implantado em março do ano passado, atinge atualmente cerca de 400 escolas, num total de aproximadamente 300 mil estudantes. A ação, que faz parte do calendário de ações do Estado para as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, é implantada a partir da adesão voluntária das escolas.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos.

A iniciativa incentiva ainda a pesquisa, o conhecimento, a criatividade e vivência de assuntos relacionados ao Japão e aos imigrantes japoneses no Brasil, com ênfase para o Estado de São Paulo.

Na sala de aula, estudantes trabalham temas como cultura, tradições, história e língua japonesas. As contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho também são objetos de estudos.

Para as crianças do Ensino Fundamental, as atividades desenvolvidas incluem brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão.

Já para os jovens do Ensino Médio, o Viva Japão propõe o desenvolvimento de atividades em torno do tema “Qualificação para o Trabalho no Brasil Atual”, envolvendo as diversas disciplinas curriculares na pesquisa, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro atual.

A participação no programa depende da adesão das escolas. As instituições ou Diretorias de Ensino interessadas em participar do Viva Japão devem cadastrar seus projetos no www.rededosaber.sp.gov.br/cadprojetos. O cadastramento será encerrado no dia 15 de agosto.

Cíntia Cury