Sutaco realiza treinamento para Agentes de Cooperação

Secretário ressalta importância do artesanato para a geração de trabalho e renda

seg, 23/04/2007 - 16h38 | Do Portal do Governo

 A dona de casa Josélia Veras, 67, já perdeu a noção de quando começou a lidar com artesanato. Com muita paciência e dedicação, ela confecciona peças em tricô e crochê há anos. “Sempre gostei”, diz.

Moradora do bairro da Saúde, em São Paulo, a artesã participou, na sexta-feira (20/04), de uma exposição promovida pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

Josélia considera importante a divulgação do trabalho da autarquia. A artesão revela que depois que se cadastrou na Sutaco seus contatos aumentaram. “Ampliou-se a possibilidade de venda dos meus produtos”, conta Josélia.

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, aposta no artesanato como alternativa de trabalho e renda para o país. “Enquanto o mundo enfrenta o problema da invasão do produto chinês e da pirataria, acho que devemos dar apoio ao nosso artesão, porque aí não tem produto contrabandeado, nem importado, nem pirateado é produto autêntico brasileiro”. Por isso, o secretário considera essencial a atuação da Sutaco.

Participaram do treinamento servidores municipais ligados às áreas de cultura e turismo. O objetivo, segundo o superintendente da Sutaco, Valmir Madázio, é que as agentes sejam multiplicadores aproximando o artesão dos serviços oferecidos pela autarquia.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho