SUS elege os 15 melhores hospitais públicos de SP

Pesquisa inédita ouviu 60 mil pacientes que passaram por internações e exames

seg, 09/03/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde revela, pela primeira vez na história, o ranking dos 10 melhores hospitais e as cinco melhores maternidades públicas do Estado de São Paulo na avaliação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O levantamento ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram mais de 100 respostas encaminhadas pelos usuários. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.

O primeiro colocado na categoria internação foi o Hospital do Rim e Hipertensão, na capital paulista, com nota média de 9,349. Em segundo lugar, com nota 9,344, ficou o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado à Secretaria, e, em terceiro, a unidade materno-infantil do Hospital das Clínicas de Marília, com nota 2,42.

Já o primeiro colocado entre as maternidades foi o Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde) do Hospital das Clínicas de Campinas, com nota média 8,904, seguido pelo Hospital Universitário de São Paulo, com 8,843. Todos os 15 hospitais receberão uma placa especial da Secretaria, em reconhecimento ao nível de excelência do atendimento que prestam à população.

O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

“Esses hospitais são motivo de orgulho para o SUS paulista, e quem atesta isso são os próprios usuários. Essa pesquisa de satisfação foi fundamental para avaliar o que vem sendo bem feito na área de assistência hospitalar e o que precisa ser aperfeiçoado. É um instrumento de gestão extremamente importante”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Veja o ranking completo

Da Secretaria da Saúde