Surpreenda-se com Bauru e Botucatu

Cidades recebem neste final de semana intensa programação da Virada Cultural Paulista

qui, 23/05/2013 - 17h35 | Do Portal do Governo

As cidades de Bauru e Botucatu estão entre os 26 municípios paulistas que participam da Virada Cultural Paulista neste final de semana. O megaevento promovido pela Secretaria da Cultura com apoio das prefeituras vai levar música, dança, teatro e muita cultura para a população. Também é uma boa oportunidade para os paulistas conhecerem os atrativos dessas duas importantes cidades do Estado.

Bauru

Batizada com o mesmo nome de um saboroso sanduíche, Bauru está a 330 km de distância da capital. Lá, uma parada obrigatória é o Museu Histórico, que reúne diversas fotos, textos e peças de mobiliários relacionados ao passado da cidade. Outros atrativos são o Museu Ferroviário Regional, o Parque Vitória Régia e a Catedral do Divino Espírito Santo.

No Museu Ferroviário Regional, o turista encontra o espaço que visa preservar a memória histórica. No terceiro domingo de cada mês é possível fazer um passeio gratuito, de 3 km, a bordo da Maria Fumaça 278.

Ao lado da Praça Rui Barbosa, está a Catedral do Divino Espírito Santo. Com uma arquitetura moderna e torres altas, chama a atenção de quem passa por Bauru. Para os que curtem a natureza, o Parque Vitória Régia é um dos cartões-postais da cidade. Com muito verde, o local é ótimo para levar a família, já que possui pistas de caminhada e também quadras esportivas.

A vocação científica do município também atrai muitos visitantes a Bauru, em razão de o município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais com forte foco na pesquisa e atendimento de anomalias.

Botucatu

Antigo prédio do Fórum de Botucatu será reformado para se transformar na primeira Pinacoteca do interior paulista. Crédito: Du Amorim

Localizada no centro do Estado, a cerca de 235 km da capital, Botucatu é conhecida como “a cidade dos bons ares, das boas escolas e das boas indústrias”. O destaque é o campus da Unesp, que oferece vários cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biomédicas, Veterinária, Zootécnica e Agrárias.

Quem vai a Botucatu não pode deixar de conhecer suas belezas naturais: o Rio Tietê, em cujas margens formam-se bairros pitorescos como Rio Bonito e Mina; a Fazenda Lageado (Unesp), a Igreja de Rubião Júnior; as dezenas de cascatas e cachoeiras, entre elas a Véu da Noiva; as formações geográficas que geram lendas como as Três Pedras, Gigante Adormecido e Cuesta e o Morro do Peru.

Por meio de um convênio assinado no final do ano passado entre o Governo do Estado e a prefeitura, Botucatu terá a primeira Pinacoteca do interior paulista. O antigo prédio do Fórum será reformado para se transformar em museu. O imponente prédio vai abrigar também o Museu da Arte Contemporânea Itajahy Martins.

Com a instalação da Pinacoteca em parceria com a prefeitura local, o Estado cria um equipamento museológico que proporcionará a ampliação do acesso da população paulista a bens culturais de alta qualidade. A Pinacoteca Botucatu receberá, periodicamente, parte do acervo da Pinacoteca do Estado, que fica no bairro da Luz, na capital.

Do Portal do Governo do Estado