Surdos podem recorrer a serviços de emergência via SMS

Cerca de 100 pessoas estão cadastradas no serviço, e PM estuda ampliação do projeto por meio de um cadastro online para pessoas com deficiência auditiva

ter, 16/04/2013 - 9h10 | Do Portal do Governo

A população com surdez tem acesso facilitado a serviços de emergência, via mensagem de texto (SMS). A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros cadastraram cerca de 100 pessoas pelo E-SMS e estudam a ampliação do projeto, por meio de um cadastro online para deficientes auditivos – parciais ou totais – interessados em participar do programa, pioneiro na América Latina.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

No projeto, o deficiente envia um SMS gratuito para os números de emergência (190 e 193) e uma conversa é iniciada para o levantamento de dados sobre a ocorrência. O atendimento será concluído quando a pessoa receber a mensagem: “Espere. Auxílio a caminho”.

Entre os dias 18 e 21 de abril, a Polícia Militar participará da XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Durante o evento, que será gratuito, a PM fará o cadastro dos deficientes auditivos que se interessarem pelo sistema de emergência, além de explicar o projeto ao público em geral.

Do Portal do Governo do Estado