– levar em conta o tamanho e os hábitos de sua família, fazendo uma lista do que realmente precisa, assim, não correrá o risco de levar produtos desnecessários;
– pesquisar os preços em encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais e bancas próprias na entrada do estabelecimento, anúncios publicitários em meios de comunicação e nas próprias gôndolas dos supermercados;
– atentar para que a oferta verificada nos encartes publicitários seja inteiramente compatível com a sua apresentação real no ponto-de-venda, sobretudo o preço. Qualquer divergência pode caracterizar oferta enganosa e estar passível de denúncia ao um órgão de defesa do consumidor. Esclareça qualquer diferença com o Gerente, no local.
– Não fazer compras com pressa, pois é necessário disponibilizar um tempo para comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem, por exemplo;
– evitar ir às compras com fome e, também, quando acompanhado de crianças: assim não será impulsionado a comprar além do necessário;
– saber que as ofertas não querem dizer, necessariamente, preço mais barato: pode significar apenas que o preço daquele produto está mais baixo do que usualmente. Se o critério é preço, pode haver outras marcas mais em conta. Verifique o que lhe convém;
– ficar atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distantes das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Esta manobra faz com que o consumidor deixe de comparar os outros preços para o mesmo tipo de produto, de outros fabricantes;
– não se enganar com as embalagens menores que nem sempre são mais baratas, proporcionalmente;
– observar que os produtos de marcas nacionais, assim como as que levam o nome do próprio estabelecimento, podem ser equivalentes aos importados, com o diferencial de terem preços mais em conta;
– ainda, sobre os produtos com o nome do supermercado: acostume-se a observar quem fabrica. Você perceberá que são os mesmos de outras marcas já suas conhecidas;
– quando passar os produtos pelo caixa fique atento aos valores registrados. Havendo diferença entre o que estava informado na gôndola, prevalece o menor preço.
Da Fundação Procon SP