Supermercados: cuidados na hora da compra

 –   levar  em  conta  o tamanho e os hábitos de sua família, fazendo uma lista  do  que  realmente  precisa,  assim, não correrá o risco de levar produtos desnecessários; –  pesquisar […]

seg, 28/01/2008 - 12h50 | Do Portal do Governo

 –   levar  em  conta  o tamanho e os hábitos de sua família, fazendo uma lista  do  que  realmente  precisa,  assim, não correrá o risco de levar produtos desnecessários;

–  pesquisar os preços em encartes dos supermercados distribuídos dentro de  jornais  e  bancas  próprias na entrada do estabelecimento, anúncios publicitários  em  meios  de  comunicação  e  nas  próprias gôndolas dos supermercados;

–   atentar para que a oferta verificada nos encartes publicitários seja inteiramente  compatível  com a sua apresentação real no ponto-de-venda, sobretudo   o  preço.  Qualquer  divergência  pode  caracterizar  oferta enganosa  e  estar  passível  de  denúncia  ao  um  órgão  de  defesa do consumidor. Esclareça qualquer diferença com o Gerente, no local.

–   Não  fazer  compras  com pressa, pois é necessário disponibilizar um tempo  para  comparar  preços  e  marcas,  ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem, por exemplo;

–   evitar  ir  às  compras  com  fome  e, também, quando acompanhado de crianças: assim não será impulsionado a comprar além do necessário;

–   saber  que  as ofertas não querem dizer, necessariamente, preço mais barato:  pode  significar  apenas  que o preço daquele produto está mais baixo do que usualmente. Se o critério é preço, pode haver outras marcas mais  em conta. Verifique o que lhe convém;

–    ficar  atento  às  estratégias  de  marketing  como,  por  exemplo, disposição  de  uma  marca  de produto em oferta em corredores centrais, distantes  das  gôndolas  que  contenham  o  mesmo  produto  com  marcas diferentes.  Esta  manobra faz com que o consumidor deixe de comparar os outros preços para o mesmo tipo de produto, de outros fabricantes;

–   não  se  enganar  com  as embalagens menores que nem sempre são mais baratas, proporcionalmente;

–  observar que os produtos de marcas nacionais, assim como as que levam o   nome   do   próprio  estabelecimento,  podem  ser  equivalentes  aos importados, com o diferencial de terem preços mais em conta;

–   ainda,  sobre  os produtos com o nome do supermercado: acostume-se a observar quem fabrica. Você perceberá que são os mesmos de outras marcas já suas conhecidas;

–   quando  passar  os  produtos  pelo  caixa  fique  atento aos valores registrados.  Havendo diferença entre o que estava informado na gôndola, prevalece o menor preço.

Da Fundação Procon SP