Superação do maestro João Carlos Martins motiva adolescentes da Fundação Casa

Visita do maestro à instituição traz esperança de uma vida melhor a jovens que nunca tiveram contato com a música clássica

ter, 13/10/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Capaz de tocar o coração das pessoas, o encontro do maestro João Carlos Martins com 20 jovens que cumprem medida socioeducativa da Fundação Casa foi além – trouxe esperança. Na unidade Vila Maria, ele apresentou a sua história de vida e superação, falou das experiências como músico e emocionou a todos ao rever as próprias conquistas. Parceiro do Projeto Amigos da Casa, o pianista realiza encontros mensais às unidades da Fundação, conversa com os meninos sobre as dificuldades da vida, motivação e estimula-os a encontrar novo sentido de viver. O projeto visa a realizar atividades culturais, esportivas e profissionalizantes voltadas aos adolescentes. 

Antes da prosa musical, os adolescentes permaneciam estáticos ao assistiram ao vídeo sobre a vida e obra de João Carlos Martins. C. A., 17 anos, não acreditou no que via. Para ele, a força de vontade em persistir, ensinar, após tantas dificuldades, era inimaginável. A cena mexeu com o rapaz que não conteve as lágrimas. “Não conhecia o maestro e nem o seu estilo musical, é muito emocionante. Tem um ritmo maravilhoso que deixa as pessoas mais calmas, relaxa o corpo e a mente”, destacou C. A., que escreve letras de música e gosta de MPB e rock. 

A informação de que o músico estaria na unidade inspirou o professor de ioga e música Alessandro Ferreira, que afinou os instrumentos e homenageou o visitante. João Carlos Martins foi surpreendido pelos jovens que demonstraram talento com grupo formado dias antes do encontro. A composição de Adoniram Barbosa, Trem das Onze, emocionou o maestro que pediu licença para reger os músicos e, sem pestanejar, vibrou como se estivesse em Nova Iorque, no Carnigie Hall, palco que o consagrou. 

Transformação  

Encantado, M. B., 17 anos, não acreditou ao ver João Carlos Martins a sua frente, quanto mais regendo o grupo. “A história dele é impressionante! Esse dia ficará eternamente em minha memória. Depois de tudo que ele passou, ainda tem determinação para ajudar a renovar as esperanças de pessoas que, como nós, cometemos erros, mas que desejam corrigi-los”, avalia M.B, que cursa o último ano do ensino médio e pretende prestar vestibular em Administração de Empresas. 

Para o professor Alessandro, este tipo de atividade traz benefícios para a continuação da vida dos jovens que, ao saírem da Casa, tenham escolhas de um caminho estruturado. “Quando penso que para o ser humano tudo é possível, e colaborar com pequenas ações em conjunto ajuda a realizar grandes feitos”, ressaltou Alessandro, que ensaiou a música em apenas duas semanas. 

Segundo o coordenador de arte e cultura da instituição, Guilherme Nico, o trabalho é realizado a passos curtos e precisos, para que as ações desenvolvidas durante o ano não sejam desperdiçadas. Guilherme destaca que a preparação do jovem ao retornar ao convívio social seja feita de forma consistente, aliando formação escolar, capacitação profissional e trabalho. “É preciso fazer uma transformação na vida desses meninos, para que consigam superar as dificuldades e progredir na vida pelo lado mais correto”, afirmou Guilherme. 

Da Agência Imprensa Oficial