Sucesso: Festival de Inverno bate recorde de público em sua 32ª edição

Até o momento mais de 77 mil pessoas prestigiaram o festival que termina nesse fim de semana

qui, 26/07/2001 - 17h32 | Do Portal do Governo

O público da 32ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão superou  todas as expectativas, totalizando mais de 77 mil pessoas que prestigiaram todas as apresentações.

E foram muitas: 28 apresentações no Auditório Cláudio Santoro (23 no palco principal e 5 dentro do Projeto Musicantes, no foyer), 16 shows na Praça do Capivari, 3 na Igreja São Benedito, além de 25 performances do grupo Trilha Sonora, dentro da Programação Flutuante, que teve o objetivo de atingir a diversas camadas da população através de shows musicais gratuitos em Praças, parques, asilos e escolhas.

Este ano, todas as apresentações no Auditório Cláudio Santoro estiveram lotadas, mesmo durante os dias de semana, necessitando, na maioria das vezes, de cadeiras extras para acomodar todos os interessados, comprovando o alto nível das atrações.

Para o secretário Marcos Mendonça, uma das razões para o sucesso de público no Festival foi a criação da programação infantil, com diversos espetáculos, sempre lotados, atraindo um novo público ao Festival. A idéia foi estimular o gosto musical desde cedo, além de atender uma nova parcela de público.

Estréias também marcaram esta edição, como a da ópera Don Pasquale, ópera buffa em três atos, com a Orquestra Sinfônica de Santo André e regência de Flavio Florence, tendo como solistas Sandro Christopher, Paulo Szot e Claudia Riccitelli.

Outro ponto alto foi a estréia da turnê brasileira do prestigiado Ballet Kirov, Na sexta dia 26, que contou com a presença dos maiores solistas do mundo.

É importante ressaltar também o núcleo pedagógico, que neste ano prestigiou quase 500 bolsistas, distribuídos em aulas integrais e masterclasses, o grande diferencial desta edição, com renomados instrumentistas da música mundial, como Jacques Morelembaum, Angel Romero, André Raphel Smith, Naná Vasconcelos, entre outros.

Foi essa idéia que levou a requalificação da parte didática do festival, abrindo espaço para músicos graduados aprenderem com os mestres da música internacional, sem deixar de lado os estudantes.