Subsecretaria de Mineração realiza encontro técnico em Santa Gertrudes

Reunião aconteceu no polo cerâmico da cidade para difundir o conhecimento operacional e ambiental da mineração na região

ter, 31/05/2016 - 21h23 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de difundir o conhecimento a respeito do desempenho operacional e ambiental da atividade de mineração no polo cerâmico de Santa Gertrudes, a Subsecretaria de Mineração promoveu nesta terça-feira (31) uma reunião com técnicos de diversos órgãos e entidades.

“Hoje, 97% da população do Estado de São Paulo está nas cidades, por isso existe uma demanda gigantesca por materiais de construção e é cada vez mais importante que essa atividade seja sustentável”, disse o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

Para o presidente da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Otávio Okano, a região apresentou nos últimos anos alguns avanços na exploração criteriosa e sustentável. “A Cetesb quer ser parceira dos produtores e não aquela fiscalizadora que vai às empresas para multar. Escolhemos o caminho de sentar e negociar. Fico satisfeito pelo tipo de trabalho que a Secretaria de Energia e Mineração está fazendo para unir os esforços e manter o Estado como carro-chefe nacional na produção de cerâmica”, afirmou.

“Saímos desse encontro com a certeza de que há muito trabalho pela frente, mas com também com a certeza de que participam profissionais qualificados e com vontade de realizar uma mineração ainda melhor. São Paulo quer ter uma mineração cada vez mais responsável e o Polo de Santa Gertrudes está nessa direção”, comentou o subsecretário de Mineração, José Jaime Sznelwar.

A reunião técnica foi produzida pelo geólogo da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Camargo Junior e Marcos Koritiake.

Mineração no Estado de São Paulo
São Paulo é o terceiro maior produtor de bens minerais do país e o maior consumidor de insumos da cadeia de construção.  O Estado também é o maior produtor de equipamentos e insumos para a indústria mineral, empregando mais de 200 mil trabalhadores.

O objetivo da Secretaria de Energia e Mineração é estabelecer uma política que estimule a produção e o atendimento da demanda compatível com outras formas de uso e ocupação do solo.

Santa Gertrudes
O polo cerâmico de Santa Gertrudes é formado pelas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Iracemápolis. É o maior das Américas em produção e o segundo maior do mundo. O Estado de São Paulo tem um papel de destaque na produção nacional de revestimentos cerâmicos, representando hoje 70% da produção nacional, com aproximadamente 600 milhões de metros quadrados por ano produzidos. Cerca de 85% da produção de todo o Estado está localizada na região de Santa Gertrudes. 

O setor cerâmico paulista representa uma das maiores forças empresariais do Brasil, sendo responsável por 12 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

Do Portal do Governo do Estado