#SPContraoAedes: Guia ajuda evitar o desenvolvimento do mosquito

Material da Superintendência de Controle de Endemias pretende orientar empresas a combater o Aedes aegypti no local de trabalho

qua, 07/12/2016 - 13h45 | Do Portal do Governo

Com a chegada da temporada de muito calor e muita chuva, o combate ao Aedes aegypti continua no Estado de São Paulo. Por conta disso, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria da Saúde, criou um guia para ajudar funcionários em geral a incorporar ações que possam evitar o desenvolvimento do mosquito no local de trabalho.

Acesse aqui o Guia Básico de Dengue.

O guia traz desde informações básicas como o que é a dengue, qual agente causador e qual o transmissor, até as mais complexas como qual é a suscetibilidade e a imunidade à dengue. O órgão recomenda que as informações sejam utilizadas no cotidiano das pessoas atingindo também a comunidade em que vivem.

Queda nos casos de dengue
Um balanço realizado pela Secretaria da Saúde aponta que o número de casos de dengue caiu 76% este ano, em comparação com 2015. Até o último dia 4 de novembro, foram confirmados 159.412 casos da doença do Estado. Em 2015, o número de total de casos foi de 684.360.

Comparado ao número de óbitos, a diminuição foi ainda maior, passando de 488 em 2015 para 93 este ano, o que representa uma queda de 81%.

A dengue é um grave problema enfrentado em diversos países. O controle da doença depende também da mobilização da sociedade civil, mudando atitudes e práticas que possibilitam a manutenção de criadouros do mosquito no seu ambiente, será possível minimizar essa situação. Pequenas ações do dia a dia ajudam a melhorar a qualidade de vida.

#SPContraoAedes

Do Portal do Governo do Estado