Spacca é o primeiro homenageado do mês no projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas

Artista falará sobre sua carreira no segmento gráfico

sex, 04/06/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A edição do Sábados da Memória das Artes Gráficas deste sábado, 5, terá a presença de João Spacca de Oliveira. Autor de histórias em quadrinhos, cartunista e ilustrador, Spacca, como é conhecido, é o nono artista gráfico a ser homenageado pelo projeto. Já passaram pelo auditório da Biblioteca de São Paulo Zélio, Rodolfo Zalla, Jal, Sonia Luyten, Luiz Gê, Laerte, Fernando Coelho e Jô Oliveira.

Nascido em 1964, em São Paulo, Spacca teve influência dos pais para desenhar. Ao longo da carreira, iniciada aos 15 anos em uma agência publicitária, passou por veículos como Folha de S. Paulo e O Pasquim, publicando cartuns e charges. Ganhador de dois troféus HQMIX, Spacca, além de livros próprios, também é responsável por diversas adaptações de histórias para o gênero dos quadrinhos e ainda faz ilustrações de conteúdo didático, infantil e publicitário.

O depoimento de sua vida, obra e técnica, assim como aconteceu com os demais participantes, será gravado e posteriormente transcrito para a elaboração de um caderno biográfico a ser vendido na BSP. Após a sessão de depoimento, que começa às 14h30, o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Em pouco tempo o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para crescimento dessa arte no Brasil.

Serviço
Sábado da Memória das Artes Gráfica
Dia 5 de junho, às 14h30
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br   
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com  
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca   

Da Biblioteca de São Paulo