SP vai vacinar professores contra gripe A H1N1

Terão acesso à vacina cerca de 500 mil profissionais a partir de 40 anos de idade que atuam em estabelecimentos do ensino fundamental e médio

qua, 30/06/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde decidiu imunizar contra a gripe A H1N1 os professores e demais profissionais que atuam em escolas públicas e particulares de todo o Estado de São Paulo. As doses já estão disponíveis nos postos de saúde.

Terão acesso à vacina cerca de 500 mil profissionais a partir de 40 anos de idade que atuam em estabelecimentos do ensino fundamental e médio. Esta faixa etária não estava contemplada entre os grupos prioritários da campanha de vacinação.

Para se imunizar, basta procurar um posto de saúde e apresentar um holerite ou outro comprovante do trabalho e um documento pessoal com foto. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

“Os professores e demais funcionários são profissionais que atuam diretamente com muitas crianças. O objetivo é evitar que o professor fique doente e prejudique o ano letivo dos alunos,” afirma a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

A vacinação para esse novo grupo se estenderá até 16 de julho. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Desde o dia 8 de março, quando a campanha foi iniciada, até o último dia 24 de junho foram imunizados 20.008.481 paulistas, o que representa o que representa 47,5% de toda a população estimada para o Estado segundo a Fundação Seade. A proporção de vacinados é maior do que a média nacional e também supera a de países como os Estados Unidos.

A vacinação contra a nova gripe se encerra nesta quarta-feira, dia 30, para os todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, com exceção da segunda dose necessária para crianças entre seis meses e 4 anos e 11 meses e aquelas até oito anos de idade com doenças crônicas.

Da Secretaria da Saúde