SP vai vacinar estudantes contra gripe

Projeto-piloto começará em maio e pode ser estendido a 5,8 milhões de jovens em 2010

qui, 23/04/2009 - 18h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde vai promover, pela primeira vez, um projeto-piloto de vacinação de crianças e adolescentes contra o vírus Influenza, causador da gripe. A iniciativa será realizada durante o mês de maio, paralelamente ao período da campanha de vacinação dos idosos, que vai de 23 a 8 de maio.

A partir de 6 de maio até o final do mês serão imunizados cerca de 4,6 mil estudantes matriculados no ensino fundamental em nove escolas estaduais, previamente definidas, no bairro do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo. Desse total, metade receberá a vacina contra a gripe. Para a outra metade haverá a aplicação de outras vacinas, contra catapora e meningite C, apenas como controle.

“Estamos fazendo uma experiência piloto este ano. Nós vamos vacinar 4,7 mil crianças porque existe a hipótese da gripe ser levada para casa pelas crianças porque na escola ela seria pega com mais facilidade”, disse o governador nesta quinta, 23, durante lançamento da campanha voltada aos idosos, no Instituto Butantan.

Caso o resultado do estudo seja satisfatório, serão investidos aproximadamente R$ 500 mil e a Secretaria da Saúde poderá realizar, a partir de 2010, uma campanha para imunizar no estado cerca de 5,8 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade contra a gripe.

“A vacinação em massa de estudantes pode ser uma forma eficaz de prevenir casos graves de gripe e reduzir a mortalidade relacionada à doença. Com essa iniciativa, São Paulo dá o primeiro passo para avaliar a efetividade de programas de imunização contra o Influenza destinada a crianças em idade escolar”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Depois da vacinação, os participantes serão acompanhados durante seis meses. Os eventuais casos de gripe ou de infecções respiratórias agudas serão investigados, e as amostras coletadas avaliadas em laboratório. O objetivo será verificar quem de fato contraiu Influenza e identificar o tipo do vírus. A medida permitirá nortear campanhas específicas para escolares no estado de São Paulo, visando reduzir a incidência de gripe entre crianças, além de prevenir a ocorrência de casos secundários graves da doença em adultos com quem elas convivam.

Da Secretaria da Saúde