SP vai testar vacina contra a dengue em 2008

Governo do Estado acertou na última quinta-feira parceria com instituto de Bill Gates

sex, 26/10/2007 - 15h45 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, inicia já no ano que vem  os testes em humanos da vacina contra a dengue. A expectativa é que, em até cinco anos, o produto esteja disponível à população.

A iniciativa será financiada por meio de uma parceria entre o Governo de São Paulo, o Ministério da Saúde e a Fundação PATH, do empresário americano Bill Gates. No próximo mês, o instituto paulista enviará um relatório às entidades envolvidas para definição da participação de cada um na construção e compra dos equipamentos necessários para a nova fábrica de vacinas contra a dengue.

Em reunião realizada na última quinta-feira, 25 de outubro, com pesquisadores do NIH (National Institute of Health-EUA), o Butantan apresentou os resultados dos ensaios da fase pré-clínica da vacina. O estudo demonstrou que, em macacos, o produto apresenta uma eficiência de 100%. A nova vacina será eficaz contra os quatro sorotipos de dengue existentes atualmente.

O instituto paulista é a instituição de pesquisa que está mais adiantada no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue. Isso porque a tecnologia envolvida na produção desta vacina é similar a aplicada nas de raiva e rotavírus, já produzidas pelo Instituto Butantan.

“O Butantan é um dos mais qualificados institutos do mundo, algo que os paulistas podem se orgulhar. Conseguir uma vacina contra a dengue seria um ganho extremamente positivo para a saúde em todo o mundo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Secretaria Estadual da Saúde

(S.M.)