SP vai ganhar índios-professores

Tribos no interior e litoral aceitam apenas seus membros como docentes

qui, 13/09/2007 - 18h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação resolveu formar a primeira turma de índios-professores para aulas de 5ª a 8ª série. Até amanhã, sexta-feira, 14, das 8h às 17h, 81 índios estão na faculdade de Educação da USP para participar de curso de aulas teóricas e de laboratório, visando a formação do magistério.

Esta é a segunda fase de um projeto iniciado em 2004. Neste ano 61 indígenas foram graduados para lecionar de 1ª a 4ª série. Agora, com o crescimento dos pequenos alunos índios, os professores precisaram se capacitar para aulas de 5ª a 8ª.

No Estado há 28 aldeias, de cinco etnias (guarani, tupi guarani, kerenak, terena e kaingan) com 4 mil índios, cujos pequenos índios precisam estudar. “Conforme decreto estadual, só índio pode lecionar para índio”, afirma a professora da Coordenadoria de Normas Pedagógicas (Cenp), uma das responsáveis pela educação indígena no Estado, Lydia Menezello. “Com isso, contribuímos para uma educação que preserva as tradições e culturas deles.”

Desde 2004 a Secretaria investe cerca de R$ 7 milhões na formação de professores índios. Os professores-índios desta turma vêm uma vez por mês a São Paulo. Todas as despesas de transporte e hospedagem são custeadas pela Secretaria.

“Assistidos por antropólogos e especialistas em cultura e etnia indígena da USP, os professores indígenas levam o ensino às aldeias e também a necessidade de preservar a história de cada uma das cinco etnias existentes no Estado – guarani, tupi guarani, kerenak, terena e kaingang”, conclui Lydia.

Da Secretaria da Educação