SP vai enviar 15 milhões de torpedos incentivando a doação de sangue

Campanha quer garantir estoques durante festas de final de ano e período de férias

seg, 09/12/2013 - 23h32 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 9, começa a campanha da Secretaria da Saúde para incentivar a população à doação de sangue. Serão enviados 15 milhões de mensagens SMS, em parceria com a operadora de telefonia móvel Claro, pedindo a colaboração da população para garantir os estoques de bolsas de sangue nos hospitais públicos durante as festas de final de ano e férias, quando costuma haver redução média de 30% no número de doações.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Serão enviadas, diariamente, cerca de 400 mensagens aos usuários da operadora no Estado de São Paulo até o dia 15 de janeiro. Além disto, no dia 13 de dezembro será lançada na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo a campanha “Nós não podemos contar com o Papai Noel. Seja presente neste Natal. Doe Sangue”, que segue até o dia 15 de janeiro em todo o Estado.

Cerca de 5 mil ônibus do Estado terão cartazes afixados com mensagens de conscientização para a doação de sangue, além de um vídeo que será veiculado durante a programação das TVs dos ônibus e metrôs.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

A lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado está disponível para acesso pelo site.

Do Portal do Governo do Estado