SP vai entregar mil sementes de ipê a quem pegar remédio em farmácia estadual

Ação nesta terça-feira une saúde e meio ambiente, em comemoração ao Dia da Árvore

ter, 21/09/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Os pacientes que retirarem medicamentos nesta terça-feira, 21, em unidades da farmácia Dose Certa na Capital, situadas em locais de grande circulação como estações do Metrô, vão receber sementes de ipê-amarelo. A iniciativa é da Secretaria da Saúde, por intermédio da Fundação para o Remédio Popular (Furp), em comemoração ao Dia da Árvore.

Serão distribuídas cerca de mil sementes para os pacientes que pegarem remédios gratuitamente nas farmácias das estações Sé, Clínicas e Barra Funda, além do Conjunto Hospitalar do Mandaqui. As sementes serão distribuídas por promotores uniformizados, das 8 às 17 horas.

Segundo o superintendente da Furp, Rubens Scaff, a iniciativa é importante e conscientiza a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “Desenvolvemos ações de preservação ambiental dentro de nossa instituição e queremos estender essas ações para os usuários das farmácias”, afirma.

A Furp é o laboratório oficial do governo do Estado de São Paulo, responsável pela produção de medicamentos para distribuição gratuita na rede pública de saúde de todo o Brasil.

Farmácias Dose Certa

As farmácias Dose Certa foram criadas em setembro de 2004 para ampliar o acesso da população do município de São Paulo aos medicamentos do Programa Dose Certa. São 19 unidades na Capital. Uma unidade está instalada no município de Cotia e é resultado de uma parceria com a prefeitura local.

Cada unidade conta com um farmacêutico e uma equipe de atendentes treinados para orientar os usuários sobre o uso correto de medicamentos. As Farmácias Dose Certa oferecem medicamentos básicos, como analgésicos, xaropes, pomadas, antibióticos e anti-inflamatórios, gratuitamente para a população, mediante apresentação da receita médica emitida pelo SUS.

Pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro de 2009 aponta que as Farmácias Dose Certa tiveram um índice de aprovação e recomendação de 98% da população, e 95% acham o atendimento nas unidades ótimo ou bom.

Serviço
Estações do Metrô:
Barra Funda: Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119. Antes das catracas
Sé: Praça da Sé, s/nº. Após as catracas
Clínicas: Avenida Dr. Arnaldo, 555. Antes das catracas
Complexo Hospitalar do Mandaqui
Rua Voluntários da Pátria, 4301

Da Secretaria da Saúde