SP vai contratar 1,4 mil diretores de escolas

Concurso foi anunciado nesta semana pelo governador Geraldo Alckmin

sáb, 03/08/2013 - 20h14 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira, 1º, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Estado de São Paulo vai contratar 1.450 professores. Os novos profissionais já devem ingressar na rede no início de 2014, e o edital será divulgado ainda no segundo semestre de 2013.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O novo concurso da Secretaria da Educação passará por mudanças no processo de seleção dos profissionais. “O profissional passa no concurso, faz a qualificação, o curso e o estágio probatório e depois de três anos o conselho de escola o avalia”, explica o governador.

Os diretores aprovados na avaliação, que acontece ainda este ano, frequentarão dois cursos de formação, sendo cada um deles com duração de seis meses, antes de atuar nas unidades de ensino.

LEIA TAMBÉM
Programa Vence abre 20 mil novas vagas para Ensino Técnico
SP abre mais 300 mil vagas para curso virtual de idiomas 

Concurso

Para participar do concurso, o candidato deve ter licenciatura em pedagogia ou pós-graduação na área de Educação. Deve ter no mínimo oito anos de efetivo exercício de magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual.

A remuneração inicial para diretor com jornada de 40 horas semanais é de R$ 3.552,34. Com a nova política salarial, as faixas e níveis de promoção salarial foram ampliados de cinco para oito. Assim, com a progressão funcional, os vencimentos podem chegar a R$ 8.410,82.

Além da prova objetiva e discursiva, os candidatos farão uma avaliação de títulos. Serão incluídas duas fases no concurso, que será regionalizado, sendo uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança e outra de visitas a várias unidades de ensino da rede.

Após o curso, os diretores devem apresentar um plano de trabalho específico para a escola em que vão atuar. A aprovação nesta etapa também será condicionada à frequência.

Do Portal do Governo do Estado