SP vai ampliar teste do pezinho

Exame vai incluir a detecção precoce de mais duas doenças; coleta não sofrerá alterações, mas sim a metodologia laboratorial das análises

seg, 25/11/2013 - 13h30 | Do Portal do Governo

O teste do pezinho será ampliado em todo o Estado de São Paulo. O exame vai incluir a detecção precoce de mais duas doenças, além daquelas que já são diagnosticadas hoje. A coleta não sofrerá alterações, mas sim a metodologia laboratorial das análises.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Para entender melhor, a partir desta semana serão detectados casos de hiperplasia adrenal congênita, grupo de doenças genéticas em que as duas glândulas suprarrenais, situadas acima dos rins, não funcionam corretamente, e de deficiência biotinidase, que pode levar às convulsões, à falta de equilíbrio, às lesões na pele, à perda de audição e ao retardo no desenvolvimento.

“Quando identificadas e tratadas precocemente, aumentamos a chance de sobrevida normal, de integração social e de preservação da capacidade cognitiva e da qualidade da vida dos pacientes”, destaca Carmela Maggiuzzo Grindler, coordenadora estadual do Programa Nacional de Triagem Neonatal de São Paulo.

O teste disponível atualmente permite apenas a identificação do hipotiroidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística e outras hemoglobinopatias. 

Do SP Saúde e do Portal do Governo do Estado