SP vacina 733 mil contra a gripe em três dias de campanha

Neste sábado, 30, todos os posto do Estado estarão abertos das 8h às 17h

sex, 29/04/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Um balanço preliminar da Secretaria da Saúde com base nos dados informados pelos municípios paulistas aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 733,4 mil paulistas nos três primeiros dias da campanha de imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, iniciada no último dia 25.

Nesta quinta-feira, 28, o governador Geraldo Alckmin esteve, junto com o secretário Giovanni Guido Cerri, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontolologia, na zona leste da cidade de São Paulo, onde vacinou idosos frequentadores da unidade.

Nos três dias iniciais da campanha foram vacinados 533 mil idosos com 60 anos ou mais, 110,8 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 49,8 mil gestantes, 37,3 mil trabalhadores da saúde e 1,3 mil indígenas. Esses são os grupos incluídos na vacinação deste ano.

A campanha segue até o próximo dia 13 de maio. Neste sábado, 30 de abril, será o “Dia D” da campanha. Os postos de saúde de todo o Estado estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população contra a gripe. Pela primeira vez, parte das vacinas contra o vírus Influenza foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.

“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Da Secretaria da Saúde