SP vacina 300 mil em três horas do ‘Dia D’ contra a gripe

Em todo o Estado, 7,5 mil postos ficaram abertos hoje até 17h; Instituto Pasteur e rodoviárias Tietê e Barra Funda vacinam neste domingo na capital

sáb, 30/04/2011 - 17h10 | Do Portal do Governo

Um balanço da Secretaria da Saúde aponta que o Estado de São Paulo imunizou cerca de 300 mil pessoas contra a gripe até 11h deste sábado, 30, “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe. Com isso o total de paulistas vacinados desde a última segunda-feira, início da campanha, chega a quase 1,3 milhão.

No acumulado desde o dia 25 foram imunizados 946,7 mil idosos, 81,4 mil gestantes e 184,2 mil crianças entre 6 e 23 meses de idade, além de 59,9 mil profissionais de saúde e 2 mil indígenas. Esses são os grupos incluídos na vacinação deste ano.

Desde as 8h, 7,5 mil postos de vacinação ficaram abertos em todo o Estado para imunizar a população contra o vírus Influenza. Na capital, 671 unidades ficaram abertas até 17h, das quais 174 eram postos volantes, criados exclusivamente para o “Dia D”.

Na estação Clínicas do metrô, profissionais do hospital estadual Emílio Ribas estavam de plantão para imunizar os idosos, gestantes e crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade. Também houve vacinação em escolas, supermercados e shoppings, entre outros locais.

Amanhã, domingo, as salas de vacina do Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda permanecerão abertas, das 8h às 20h.

A Secretaria pretende imunizar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha, que vai até o dia 13 de maio. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização no Estado. As crianças menores de dois anos deverão receber uma segunda dose, um mês após a primeira.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foram produzidas integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.

“A vacina contra a gripe é muito importante para proteger as pessoas, especialmente as mais suscetíveis a infecções, de complicações respiratórias”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Da Secretaria da Saúde