SP universaliza atendimento de água e esgoto na região noroeste

Novas obras de coleta e tratamento de esgoto feitas pela Sabesp irão atender 83 cidades

qui, 12/03/2009 - 17h03 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento e Energia, entrega nesta sexta-feira (13), cinco obras de esgotamento sanitário e reservação de água nos municípios de Monte Aprazível, General Salgado, Sud Menucci, Monte Alto e Lins que, em conjunto com outras 11 obras já em execução, vão possibilitar, até o final do ano, a realização de 100% de coleta e tratamento de esgoto em 83 municípios servidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na região da Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande.

Serão concluídas, até dezembro de 2009, sete estações de tratamento de esgoto – em Palmares Paulista, Santa Ernestina, Catiguá, Monte Alto, Orindiúva, Cardoso e Nhandeara -, além de redes de coleta e estações de tratamento em quatro comunidades rurais. São elas: distrito de São Luiz do Japiúba, no município General Salgado; distrito de Arabá, no município de Ouroeste; distrito de Caramuru, no município de Rubiácea; e distrito de São João do Marinheiro, no município de Cardoso.

que esses municípios já são atendidos em sua totalidade com abastecimento de água tratada, eles atingirão a universalização dos serviços de saneamento, beneficiando uma população de cerca de 645 mil habitantes. A Unidade de Negócio do Baixo Tietê e Grande passa a ser a primeira do Estado a atingir a universalização

“Esta é uma grande conquista, pois a universalização dos serviços de saneamento possibilita o desenvolvimento socioeconômico, a redução da mortalidade infantil e de doenças de veiculação hídrica, a segurança hídrica, além da melhoria da qualidade dos córregos regionais. Nossa meta é expandir essa universalização para todo o Estado até 2018”, afirma Dilma Pena, Secretária de Estado de Saneamento e Energia.

A Sabesp investiu R$ 12, 8 milhões nas cinco obras que serão entregues nesta sexta-feira (13), beneficiando diretamente 118 mil habitantes. Nas onze obras em andamento estão sendo investidos mais R$ 20 milhões, com benefícios diretos para 68 mil habitantes.

A entrega das obras será feita pela Secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, acompanhados por autoridades locais. O evento ocorrerá às 16h na Rodovia SP 310 (Feliciano Salles da Cunha), km 475,8 – Monte Aprazível, antecedido por uma apresentação aos prefeitos e representantes regionais às 13h30, na Câmara Municipal de Monte Aprazível (Praça São João, 161, Centro).  

Da Secretaria de Saneamento e Energia/Sabesp