SP treina médicos da América Latina em técnicas modernas para tratar aneurismas

Hospital de Transplantes terá nesta 6ª transmissão ao vivo de neurocirurgias com utilização de método pouco invasivo

sex, 13/05/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes do Estado “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, da Secretaria da Saúde, recebe nesta sexta-feira, 13, cerca de 30 médicos provenientes de toda América Latina para curso inédito de cirurgias neurovasculares utilizadas para tratar aneurismas e outras anomalias arteriovenosas cerebrais. O objetivo é apresentar aos participantes – e disseminar pelos países – as mais recentes técnicas pouco invasivas e a microcirurgia, já implantadas no hospital.

Haverá transmissão ao vivo de neurocirurgias. Os procedimentos utilizarão métodos endovasculares em que o paciente é operado com um pequeno furo feito, geralmente, próximo à virilha. Através desta incisão, entra o material cirúrgico que irá percorrer os vasos do paciente. 

A técnica endovascular oferece mais conforto ao usuário e reduz o tempo de internação. O processo pós-operatório também é mais curto, permitindo que a pessoa volte cedo às atividades diárias. Além disso, os gastos com hospitalização e medicamentos com cada paciente são menores. Há casos, porém, que ainda precisam ser tratados pelo método convencional, em que há abertura do crânio. 

“A incidência destas patologias graves e que podem levar a morte é maior ainda quando há fatores de risco como hipertensão, colesterol alto e o tabagismo. Por isso a importância de abordar o tema e apresentar aos médicos tratamentos mais avançados”, destaca Arthur Cukiert, coordenador do serviço de Neurologia e Neurocirurgia do hospital.

Entre as doenças vasculares mais comuns está o aneurisma cerebral, que é a dilatação anormal de uma artéria do cérebro. Quando este vaso se rompe ocorre um vazamento de sangue no órgão podendo levar o paciente a morte. Esta ruptura é mais comum entre os 40 e 50 anos de idade.

“Somos o único hospital público que possui um grupo integrado de neurocirurgiões microvasculares e endovasculares trabalhando no mesmo serviço e oferecendo todos os métodos existentes com resultados similares aos dos melhores centros mundiais”, completa o especialista.

O Hospital de Transplantes do Estado realiza mais de 20 neurocirurgias micro e endovascular por mês.  O endereço é avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista.

Da Secretaria da Saúde