SP treina agentes municipais para cuidar da preservação ambiental

Objetivo é estimular ações em defesa do meio ambiente e garantir desenvolvimento sustentável

qua, 13/05/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

Para recuperar e preservar a qualidade ambiental dos municípios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, criou o Projeto Município Verde. A proposta dessa gestão ambiental compartilhada é estimular cada vez mais ações em defesa do meio ambiente.

O projeto oferece cursos de capacitação de agentes municipais para orientá-los a elaborar Planos de Ação Municipais. O treinamento é realizado por técnicos da secretaria e da Companhia de Saneamento do Estado (Cetesb). O treinamento aborda temas como educação ambiental, ecoturismo, mata ciliar, lixo, uso responsável da água, arborização urbana, tratamento de esgoto, formação de conselhos municipais, poluição do ar e habitação.

Para este ano, estão programados 16 cursos em várias regiões do Estado. O oitavo curso foi realizado em Caraguatatuba, em abril, com a participação de representantes de 37 municípios, 18 prefeitos e cinco vices. “O interesse é grande. Cerca de 90% dos prefeitos das regiões integrantes participam. Percebemos que a questão ambiental definitivamente entrou na agenda política dos municípios”, afirma o gerente do Município Verde, Ubirajara Guimarães. Dos 645 municípios do Estado, 627 aderiram ao projeto esse ano.