SP traz alunos do interior para o Museu da Língua Portuguesa

Estudantes visitam a mostra "O francês no Brasil em todos os sentidos"

seg, 22/06/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Todos os alunos da rede estadual de ensino já têm aula de inglês na escola. Para que eles aprendam um terceiro idioma, o Governo criou os Centros de Estudos de Línguas (CELs). Hoje existem 84 CELs espalhados pelo Estado – somente na Capital e na Grande São Paulo são 35 unidades.

Para promover maior contato com a língua que estão estudando, o governo trouxe no domingo, 21, um grupo de 45 alunos do curso de francês para conhecer a exposição “O francês no Brasil em todos os sentidos”, que acontece no Museu da Língua Portuguesa. Eles são estudantes de escolas das Diretorias de Ensino de Presidente Prudente, Ourinhos e Assis.

Até agosto, outros 230 estudantes de unidades do CELs de todo o Estado visitarão a exposição. As atividades fazem parte das comemorações oficiais do ano da França na Brasil. Todos os alunos recebem certificado de participação do evento.

“Aprender um idioma se torna mais agradável quando utilizamos recursos que aproximam os alunos da cultura e dos hábitos do país. A exposição é uma oportunidade de agrupar conhecimento e cultura”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Influência cultural  

A exposição apresenta os pontos de contato dos idiomas português e francês e, ainda, as influências culturais presentes na cultura brasileira.

Com curadoria de Henriette Walter, Benoît Peeters e do brasileiro Alvaro Faleiros a exposição tem cenografia assinada por André Cortez e recria no primeiro andar do museu uma metrópole contemporânea, uma cidade cenográfica que mescla São Paulo e Paris, duas das mais importantes cidades do mundo na atualidade. A exposição tambaém aborda temas como poesia, cultura popular, moda, balé, gastronomia e literatura.