SP terá vacinação diferenciada para portadores de Down

Programa vai incluir pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação

sáb, 21/03/2009 - 14h56 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança neste sábado, 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Programa Complementar de Imunizações para Pessoas com Síndrome de Down.
 
Iniciativa inédita do Governo do Estado, o programa inclui pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação do Crie (Centro Regulador de Imunizações Especiais). Hoje, o Crie já vacina pessoas com baixa imunológica sistemática – portadores de imunodeficiências em geral, anemia falciforme, câncer e AIDS – contra catapora, viroses causadoras de pneumonias, otites, sinusites, meningite, osteomielite e hepatites A e B.

As doenças infecciosas são a segunda maior causa de óbito entre a população de 300 mil brasileiros com Down, pois 90% deles apresentam baixa imunidade. Com a vacina, o índice de morbidade e mortalidade a partir dessas doenças teria redução superior a 80%.
 
O programa de imunização será lançado durante o simpósio ‘Síndrome de Down – Cinquentenário da Trissomia do 21’ e  marca os 50 anos de descoberta da síndrome como alteração genética. O evento acontece sob coordenação do Prof. Dr. Zan Mustacchi, consultor da Secretaria e um dos maiores especialistas na área. Mais de 20 profissionais discutem questões como o fortalecimento das condições de saúde do feto com Down, envelhecimento precoce, equilíbrio nutricional e sexualidade.
 
O simpósio também marca o lançamento do “Guia do Bebê com Síndrome de Down”, com uma cartilha educativa concebida pelo Instituto Mauricio de Sousa, que traz uma personagem com síndrome de Down. A edição terá a função de discutir o respeito à diversidade e a inclusão da pessoa com Down.
 
O simpósio acontece neste sábado, 21, a partir das 16h, na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 564, zona oeste da capital.
 
Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência