SP terá selo de qualidade para pecuária de corte

Objetivo é atestar a qualidade dos produtos e serviços do setor agrícola

sex, 19/06/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento estará presente neste sábado, 20, na 15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) – considerada a mais importante feira indoor da América Latina. A feira acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes.

A pasta será representada pelos institutos Biológico (IB) e de Zootecnia (IZ), e pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

Atualmente a secretaria trabalha na criação do selo de qualidade “Padrão Paulista da Pecuária de Corte”. Esse selo é parte do programa Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais, que visa à valorização e diferenciação dos produtos do agronegócio paulista, por meio da melhoria da qualidade.

A certificação vai fortalecer ainda mais o programa “Risco Sanitário Zero”, além de abrir caminho para novos selos de qualidade do gênero em outros setores como os de produção de leite, criação de avestruz e outras cadeias de produção.

Em São Paulo, já foram criados os selos de carvão vegetal, café, cachaça, suínos e algodão. Entre os produtos certificados, estão o café gourmet e superior (sete marcas com 19 produtos disponíveis) e duas granjas de suínos. Também está em discussão a certificação do café verde.

O selo, de adesão voluntária, foi implantado como parte de uma política voltada para a qualidade de produtos e serviços do setor agrícola. O objetivo desse sistema é fortalecer e dar maior competitividade ao produto paulista, estimular a segmentação e a exploração de nichos de mercado, aperfeiçoar ainda mais o atendimento do consumidor, com a melhora da qualidade dos produtos e da renda do produtor e do agroindustrial.

Dessa forma, o Estado passa a atuar como gestor da certificação da qualidade alimentar, utilizando a sua estrutura, serviços técnicos de terceiros e criando um selo que atesta a garantia de qualidade diferenciada e superior.