SP terá rede de gestores municipais da juventude

Ciclo regional realizado desde fevereiro passou por 15 regiões para discutir as diretrizes do grupo

ter, 20/05/2008 - 11h18 | Do Portal do Governo

Terminou na sexta-feira passada, 16, o ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude, realizado desde o dia 22 de fevereiro pela Coordenadoria Estadual de Juventude em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam.

Depois de percorrer todas as 15 regiões administrativas do Estado e mobilizar quase 500 gestores do poder público e representantes da sociedade civil de 138 municípios, a Coordenadora Estadual de Juventude, Mariana Montoro Jens, considera que o principal objetivo do projeto foi alcançado.

“Criar a Rede Estadual de Gestores Municipais de Juventude é o primeiro passo para a organização de políticas públicas que, além de serem transversais e integrarem diversas secretarias estaduais, serão feitas de acordo com a real demanda dos municípios e regiões”, explicou.

O moderador de processos participativos José Gabriel Pesci Júnior participou, como mediador, de todos os Encontros. Ele afirma que o resultado mais expressivo foi a criação de um mapa da situação atual das políticas públicas municipais. “Ao fim do processo, está sendo possível vislumbrar um panorama do atendimento municipal à população entre 15 e 29 anos, e também identificar as tendências de cada região”, prevê.

Mobilização – Uma característica comum a todas as regiões, porém, é o fato de, atualmente, o número de programas destinados a pessoas entre 15 e 19 anos de idade ser expressivamente superior ao de ações dirigidas aos públicos entre 20 e 24 anos e entre 25 e 29 anos. Os dados descobertos pela Coordenadoria de Juventude já são, para Pesci, bons indicadores das demandas que ainda faltam ser atendidas no Estado de São Paulo.

Para a professora Mônica Maria Souza de Salles, que esteve presente na edição em São José do Rio Preto, em 16 de abril, o evento teve resultado positivo graças ao profissionalismo com o qual foi realizado. Acompanhada de 13 estudantes de cinco escolas do município de Monte Aprazível, destacou a oportunidade de discutir Políticas Públicas de Juventude na região e afirmou que, para “poder traçar melhor o perfil dos jovens, a mobilização de todos será imprescindível e indispensável”.

Portal da Juventude – O próximo passo, segundo Mariana Montoro, é compilar todas as informações em um documento abrangente e torná-lo disponível ao maior número possível de governos municipais, inclusive aos que não participaram dos Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude.

Para o moderador Gabriel Pesci, é aí que estão a força e a relevância da Coordenadoria de Juventude. “Os Encontros deixam mais do que clara a importância de que a Coordenadoria de Juventude atue como um órgão articulador de programas, secretarias, instâncias de governo e sociedade”, afirma.

Uma das ferramentas úteis para enfrentar essa tarefa é o novo Portal da Juventude, que deve ser lançado até o final desse mês. “É fundamental que os gestores municipais deixem de atuar com passividade e passem não só a receber, mas a criar e a divulgar suas notícias. Isso servirá, também, para construir um banco de dados importante nesse momento de transição”, explica Mariana. Para ela, a divulgação das experiências municipais contribui para a apropriação dos programas pela sociedade e a sua conseqüente continuidade ao longo dos anos.

Da Agência de Notícias Imprensa Oficial