SP terá “provão” dos hospitais públicos

Unidades poderão receber multas e até perder convênio com o SUS; programa será lançado nesta segunda-feira

sex, 08/02/2008 - 10h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia este mês um projeto inédito para avaliar a satisfação dos usuários dos cerca de 600 hospitais que prestam assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sejam estaduais, municipais ou filantrópicos. O “provão” dos hospitais públicos será lançado oficialmente nesta segunda-feira, dia 11, pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A iniciativa tem a finalidade de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Será possível avaliar o grau de satisfação com o atendimento recebido, nível do serviço e qualidade das acomodações, além do tempo de espera para a internação.

As unidades com melhores avaliações serão premiadas pela Secretaria. Já as unidades com avaliações insatisfatórias receberão orientações técnicas e terão os profissionais treinados pelo Estado. Em caso de irregularidades, os hospitais poderão ser penalizadas com multa, perda de auxílio financeiro e até mesmo o descredenciamento junto ao SUS.

Cerca de 200 mil pacientes que estiveram internados nos hopitais convenidados ao SUS em novembro do ano passado serão os primeiros a receberem pelo correio um formulário personalizado de pesquisa. O documento conterá os dados pessoais de cada paciente, hospital pelo qual passou, período de internação, data da alta, motivo do tratamento e valor pago pelo SUS, além de perguntas específicas sobre o atendimento. O paciente receberá um código de identificação e poderá responder a pesquisa gratuitamente pela internet, correio ou por telefone.

O Programa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo e Monitoramento da Qualidade da Gestão dos Serviços faz parte das comemorações dos 20 anos do SUS, criado em 1988 pela Constituição Federal.

Na última década, o Estado de São Paulo realizou investimentos maciços para recuperar, modernizar e ampliar a rede de serviços hospitalares própria, além de auxiliar unidades municipais, as Santas Casas e outras entidades filantrópicas. Agora, São Paulo incluirá entre essas prioridades o estreitamento do relacionamento com os cidadãos, usuários finais do SUS.

 “Vamos ouvir a população de forma sistemática e ampla, para saber o que está funcionando bem e o que deve melhorar em todos os serviços hospitalares da rede pública. Com isso teremos elementos para reordenar ações e redimensionar o atendimento em todo o Estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O lançamento do programa será às 16 horas, no auditório amarelo do Centro de Convenções Rebouças, que fica na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, em São Paulo.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)