SP terá passeio gratuito neste sábado sobre história da metrópole

Museus visitados servirão de referência para a conversa entre educadores e participantes sobre a importância cultural trazida pelos imigrantes

sex, 01/04/2016 - 16h42 | Do Portal do Governo

Quer saber um pouco mais sobre a história dessa grande metrópole que é São Paulo? Neste sábado (2), das 10h às 14h30, a Casa Guilherme de Almeida, em Perdizes, promove o passeio temático “São Paulo, resumo do mundo”, em parceria com a Pinacoteca, em que serão visitadas ambas as instituições.

Os museus visitados servirão de referência para a conversa entre os educadores e os participantes sobre a importância cultural trazida pelos imigrantes no processo de transformação da metrópole.

O evento é chamado de “Encontro Peripatético”, baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”, que é promovido pelo museu há várias edições. Durante o passeio haverá uma discussão sobre a cidade de São Paulo, em plena expansão, na primeira metade do século XX, período em que recebeu estrangeiros de diversas origens.

Por meio de crônicas do poeta Guilherme de Almeida, que foram escritas na década de 1920 e reunidas nos livros Cosmópolis e Pela Cidade, serão feitos comparativos entre a visão do poeta e as obras de pintores do período, como Benedito Calixto e Dario Villares Barbosa. O programa incluirá a leitura de trechos das publicações citadas, a observação de pinturas e obras de arte em ambos os museus, além de um passeio pelo Jardim da Luz e pelas imediações de Perdizes.

Com entrada gratuita, cada participante, porém, ficará responsável por sua passagem de metrô e pelo valor do almoço em um restaurante da região da Luz (opcional).

As inscrições devem ser feitas pelo site da Casa Guilherme de Almeida.

SERVIÇO
Passeio gratuito temático sobre a história e transformação de São Paulo
Data: sábado, 2 de abril
Horário: das 10h às 14h30

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
Site

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2, Luz – Centro
(11) 3324-1000
Site

Do Portal do Governo do Estado