SP terá novo concurso para 5,7 mil professores

Processo seletivo vai selecionar docentes de Educação Básica I, responsáveis pela alfabetização de crianças

qui, 17/04/2014 - 12h56 | Do Portal do Governo

Mais 5.734 professores serão contratados pela Secretaria da Educação por meio de concurso público. Os docentes de Educação Básica I vão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e serão responsáveis pela alfabetização de crianças da rede estadual de ensino. O edital será publicado no segundo semestre deste ano. Depois de aprovados, os professores passam por formação específica e estágio probatório.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“O professor é figura central no processo de aprendizagem, principalmente nos anos iniciais, quando os alunos estão se apropriando de conceitos como leitura e escrita”, afirma o secretário de Educação, Herman Voorwald, que destacou ainda que, em São Paulo, os estudantes têm sido alfabetizados ao sete anos de idade: 94,6% dos alunos sabem ler e escrever com esta idade, um ano à frente da meta nacional, que estabelece alfabetização aos oito anos.

Maior contratação da história

No ano passado, o Estado realizou concurso para 59 mil professores. No início deste ano, 15 mil já foram contratados. Desde 2011, 93 mil professores foram chamados para atuação na rede estadual de ensino.

Do Portal do Governo do Estado