SP terá novas salas de leitura, com professores treinados

Projeto de reformulação começa neste mês, em 500 escolas do Estado selecionadas pela secretaria

qui, 05/03/2009 - 9h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação vai mudar o conceito de salas de leitura das escolas estaduais. Neste mês, 500 unidades de ensino iniciarão o projeto de reformulação desses ambientes, que terão um professor readaptado a cada oito horas diárias, o que garante a abertura em tempo integral aos alunos.

A ideia é que essas 500 escolas – 400 na Grande São Paulo e 100 no interior e litoral – estejam com suas salas de leitura modificadas e com os profissionais de “plantão” ainda neste mês. As instituições de ensino foram escolhidas pela pasta da Educação para iniciar o projeto por disporem de espaço de leitura com mais de 25 metros quadrados.

A partir do segundo semestre, cada sala de leitura terá um estagiário. As novas salas ganharão até dois computadores (dependendo do tamanho do espaço), estantes específicas para livros, novo acervo, ventiladores, mesas de leitura, mesas de leitura para alunos cadeirantes e aparelhos de DVD e som.

“Todo o conceito será alterado. Vamos criar um mediador de leitura em cada unidade. Um professor ficará responsável por planejar as atividades de leitura, que passarão a fazer parte do currículo escolar”, avisa a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas, Valéria Souza.

O projeto da secretaria vai atingir todas as escolas do Estado até o fim de 2010. A prioridade é para os cerca de 11,5 mil readaptados (professores que não podem ficar em sala de aula por motivo de saúde), que estão sendo selecionados pelas diretorias de escola, seguindo critérios definidos pela secretaria. Se não houver readaptado na escola ou o profissional não se encaixar no perfil, serão definidos professores temporários para a nova atribuição.

Empréstimos – O novo modelo permitirá que as obras dos acervos das escolas sejam emprestadas para os alunos. Até outubro, as unidades de ensino não emprestavam livros para os estudantes, porque os materiais eram considerados patrimônio das escolas (o eventual sumiço era responsabilidade do diretor). Comunicado da Educação autorizou que sejam considerados materiais de consumo. Por isso, podem ser emprestados.

Das 500 escolas, 88 passam por reformas em suas salas de leitura. A Proposta Curricular do Estado para 2009 traz referências ao uso de salas de leitura pelos professores. “As salas hoje são apenas para apoio de leitura. Com um professor específico ganharão espaço no dia-a-dia das escolas”, afirma Valéria Souza.

Conheça o perfil do professor

• Preferencialmente, licenciatura plena em língua portuguesa. Como segunda opção, letras, pedagogia, história, artes e sociologia

• Ter exercido magistério em sala de aula por pelo menos três anos

• Ter participado de cursos da secretaria na área de leitura

• Ter domínio de informática e sistemas informatizados

• O profissional deve ser inovador, dinâmico, frequentador de espaços culturais e bem relacionado com a comunidade escolar

Da Secretaria da Educação