SP terá maior produtora de remédios genéricos do Brasil

Inauguração aconteceu nesta terça-feira, 10, em Taboão da Serra

ter, 10/07/2007 - 18h29 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na tarde desta terça-feira, 10, da cerimônia de inauguração da nova planta do laboratório Sandoz, em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo. Com investimentos na casa dos R$ 124 milhões para os próximos cinco anos, o laboratório, pertencente ao grupo Novartis, se tornará o maior fabricante de genéricos do Brasil, com a criação imediata de 210 empregos diretos.

“A Novartis foi a primeira multinacional que mergulhou na produção de genéricos no Brasil. Essa fábrica vai quintuplicar a produção e isso é uma boa para a população e uma boa também para as exportações”, afirmou o governador. Serra foi o responsável pela implantação do Programa de Genéricos brasileiro no final da década de 90, quando era Ministro da Saúde. A medida resultou na diminuição em até 40% do preço dos medicamentos no Brasil.

O governador também destacou o fato de que os investimentos anunciados pelo laboratório significam mais empregos, renda e arrecadação tributária. “Por isso, são muito bem vindos em nosso Estado”, disse. Ele recordou de políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde que permitiram mais transparência e uma relação “menos clientelista” entre o Poder Público e os laboratórios. Para Serra, essa postura fortaleceu a política de implantação de genéricos no Brasil. “A instalação dessa fábrica é uma afirmação de que a nossa estratégia lançada no passado com preço, qualidade e transparência estava correta”, frisou.

O governador disse, ainda, que espera do laboratório Sandoz a manutenção de preços acessíveis na negociação com o SUS (Sistema Único de Saúde). “Queremos, é claro, comprar com bons preços, porque o SUS tem pouco dinheiro”, observou.

E o bom senso nessas negociações foi um dos assuntos tratados pelo presidente mundial da Novartis, Daniel Vasella, em seu discurso. “Nosso maior desafio com a inauguração deste empreendimento é vender com preços acessíveis, de modo que possamos beneficiar cada vez mais a população”, destacou.

Com a inauguração, a expectativa do laboratório é elevar a produção anual de comprimidos dos atuais um bilhão para seis bilhões. “Mais de 90% desse número será para atender a América Latina e os Estados Unidos”, explicou Vasella.

Segundo ele, inspetores do FDA (Food and Drug Administration), o órgão governamental americano responsável pelo controle da qualidade de medicamentos vendidos nos Estados Unidos, deu sinal verde para o início das novas atividades. “É um momento importante que vai resultar em mais vitalidade a nossa produção”, reiterou.

Projeto

Ao final da cerimônia, o governador Serra voltou a lamentar o fato de parlamentares da oposição estarem obstruindo a votação do projeto de lei que trata do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado.

Pela proposta do governo, enviada à Assembléia Legislativa em junho, o contribuinte paulista pode obter até 100% na isenção do IPVA (Imposto Sobre Serviços de Veículos Automotores). “A oposição está segurando somente para atrapalhar. É uma coisa boa para a nossa população, vai combater a sonegação e reduzir a carga tributária por individuo”, analisou Serra.

Participaram da inauguração o vice-governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento, Alberto Goldman, o presidente da Novartis no Brasil, Alexander Triebnigg, a deputada estadual Analice Fernandes e o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias.

Cleber Mata