SP terá consultoria internacional inédita em saúde pública

É o que prevê termo de cooperação assinado entre a Secretaria Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde

sex, 13/06/2008 - 12h52 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo será o primeiro do país a receber consultoria direta de especialistas internacionais para projetos, ações e experiências voltadas à saúde pública. É o que prevê termo de cooperação técnica assinado nesta sexta-feira, 13, entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade integrante da Organização Mundial de Saúde.

Pelo acordo, a Opas irá acompanhar permanentemente todos os programas desenvolvidos pela Secretaria, podendo enviar, se necessário, consultores próprios ou indicar técnicos de outros países para trabalho de assessoria técnica específico.

No Brasil, apenas o Ministério da Saúde possui este canal direto com a entidade. A Opas também poderá conceder bolsas para treinamento de profissionais da Secretaria no país ou no exterior, auxiliar na aquisição de materiais não disponíveis no Brasil, intermediar a cooperação de São Paulo com outros países na área da saúde e auxiliar na divulgação internacional de projetos bem sucedidos desenvolvidos pela Secretaria, dentre outras ações.

“Essa parceria representa um grande avanço para o Estado de São Paulo, que terá suas ações e projetos na área da saúde chancelados pela Opas. Trata-se de um olhar externo, de uma entidade internacional com enorme credibilidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde