SP terá anticoncepcional de graça em estações de Metrô, trem e ônibus

Secretaria de Estado da Saúde dará o medicamento nas Farmácias Dose Certa no segundo semestre deste ano

sex, 01/06/2007 - 11h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde começa a distribuir de graça, já no segundo semestre deste ano, anticoncepcionais em estações do metrô, trem e ônibus, além de hospitais.

As pílulas serão oferecidas nas 20 unidades Farmácia Dose Certa, localizadas nestes pontos (veja lista abaixo). A ação faz parte de programa de Saúde da Mulher lançado pela Secretaria em março deste ano.

Para retirar os anticoncepcionais bastará apresentar receita médica da rede pública. Todos os remédios na Farmácia Dose Certa são gratuitos.

“Estamos ampliando o acesso das mulheres a métodos anticoncepcionais. É uma escolha importante que a mulher precisa ter”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

As Farmácias Dose Certa são um auxílio do governo do Estado à distribuição de remédios na capital. Oferecem todos os 41 do programa Dose Certa.

Entre as ações previstas pelo programa de Saúde da Mulher da Secretaria está a distribuição gratuita de anticoncepcionais e “pílulas do dia seguinte”, em parceria com os municípios paulistas e em complemento ao repasse do governo federal, além do envio de recursos extras para ampliar os serviços de laqueadura e vasectomia no Estado.

A idéia é implantar no mínimo mais um centro especializado por região, dobrando de 20 mil para 40 mil o número de pacientes atendidos anualmente.

Também haverá ações específicas para prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis e permitir o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero.

O primeiro mutirão de mamografias já acaba de ser realizado. Na área de assistência à gestação e ao parto a Secretaria irá intensificar ações de atenção à saúde da mulher em 79 municípios paulistas que apresentam os piores índices de mortalidade materna, além de garantir recursos para melhoria da atenção ao parto, por meio da compra de novos equipamentos e ampliação do número de UTIs, por exemplo.

Haverá, ainda, a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal.

O programa inclui também a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres nos 20 Centros de Referência em Especialidades a serem implantados pelo governo paulista no interior e litoral. Os dois primeiros serão em Santos e Votuporanga.

Haverá exames específicos como mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea, para que a paciente possa ter o diagnóstico rapidamente e, havendo necessidade, ser encaminhada para tratamento médico especializado no mesmo dia da primeira consulta.

O atendimento às mulheres vítimas de violência será expandido. O novo programa prevê a implantação de unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que oferece tratamento médico e apoio psicológico, para 15 regiões de saúde do Estado.

Atualmente o projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Unidades da Farmácia Dose Certa

Estações de Metrô:

Ana Rosa – Rua Domingos de Moraes, 505

Barra Funda – Rua Bento Teobaldo Ferraz, s/n

Brás – Rua Domingos Paiva, S/Nº

Carrão – Av. Alcântara Machado, S/Nº

Clínicas – Av. Dr. Arnaldo, 555

Itaquera – Av. Projetada, 1900

Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173

Saúde – Av. Jabaquara, 1634

Sé – Praça da Sé, S/N

Tucuruvi – Dr. Antônio Maria de Laet, 100

Vila Mariana – Av. Prof. Noé Azevedo,106

Estações da CPTM:

Santo Amaro – Av. Nações Unidas, S/Nº Jardim Promissão

Guaianases – Av. Salvador Gianetti, S/Nº

Piqueri – Rua José Peres Campelo, S/Nº

Perus – Av. Dr. Silvio de Campos, S/Nº

Terminal da EMTU:

São Mateus – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz

Hospitais:

Hospital Geral do Itaim Paulista

Rua Salvador Balbino de Matos, 400 B – Itaim Paulista

Hospital Estadual de Sapopemba

Rua Manoel França dos Santos, 174 – Jardim Sapopemba

Ambulatório de Especialidades “Dr. Geraldo Paulo Bourroul”

Rua Martins Fontes, 208 – Centro

Hospital Geral de Pedreira

Rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande

Da Secretaria da Saúde