SP terá 17 milhões de doses de vacina contra rubéola

Campanha começa em agosto e meta é imunizar 13,5 milhões de pessoas

sex, 18/07/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde irá distribuir aos municípios paulistas 17,1 milhões de doses da vacina contra a rubéola para a maior campanha de imunização em massa da história, que começa em 9 de agosto em todo o Estado. Apenas na capital serão 4,3 milhões de doses de vacina Dupla Viral, que protege também contra o sarampo.

As doses serão distribuídas em três etapas, até a segunda quinzena de agosto. Homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade deverão comparecer aos postos de saúde durante a campanha e receber uma dose da vacina, gratuitamente. A meta da Secretaria é imunizar 13,5 milhões de pessoas, o que representa 95% dos 14,2 milhões de paulistas nessa faixa etária.

Cerca de 7 mil postos fixos e volantes estarão à disposição da população no período. Haverá em torno de 50 mil profissionais de saúde e 4 mil carros envolvidos na operação. Em 2007, foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências.

Nas mulheres a incidência é similar dos 20 aos 39 anos, público-alvo da campanha. Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira dose da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser tomada com 15 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante o período de campanha o foco será imunizar as pessoas de 20 a 39 anos.

“Os casos de rubéola cresceram no país e no Estado. Precisamos virar o jogo e a vacina é a melhor forma de prevenção. Por isso esperamos que os paulistas compareçam em massa aos postos de saúde a partir de 9 de agosto para se proteger contra a doença”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A abertura da campanha contra a rubéola será realizada no mesmo dia da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em 9 de agosto. O objetivo é aproveitar a data para imunizar os pais e responsáveis que levarem suas crianças menores de cinco anos aos postos.

Da Secretaria da Saúde