SP tem programação especial para orientar idosos sobre mal de Alzheimer

Eventos, em celebração ao Dia Mundial do Alzheimer, acontecem nesta terça e quarta-feira

seg, 20/09/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde preparou uma programação especial nos seus dois centros de referência do idoso na capital paulista para orientar idosos e cuidadores sobre o Mal de Alzheimer. Os eventos, que incluem palestras com psiquiatras e psicólogos, serão realizados por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro).

Nesta terça-feira, 21, o Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte promoverá duas palestras sobre o assunto, a partir das 14 horas, voltada especialmente aos cuidadores dos pacientes com Alzheimer. Serão transmitidas informações sobre sintomas e cuidados indicados para os idosos diagnosticados com a doença. Para participar basta comparecer à unidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Já o Instituto Paulista de Geriatria de Gerontologia (IPGG, antigo CRI Leste) promoverá uma extensa programação sobre o tema na quarta-feira, 22, a partir das 9 horas, voltada aos idosos da região. Serão realizadas aulas informativas e oficinas sobre memória em atividade e casos da vida real, entre outras atividades.

As inscrições para os eventos do IPGG podem ser feitas pelos telefones (11) 2030-4073/4074 ou pelo e-mail: ipgg-comunicacao@saude.sp.gov.br.

O Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva. A característica dessa patologia é a deteriorização intelectual, que gradativamente compromete as funções do portador em três esferas: estado mental, atividades da vida diária e o comportamento. De 60 casos de portadores de demência encaminhados ao CRI Norte por semestre, aproximadamente 10 são de Alzheimer.

A sua evolução pode ser controlada com mudança de hábitos do cotidiano, acompanhamento profissional capacitado e medicação. Durante o tratamento o paciente realiza estimulação cognitiva e exercícios para melhora funcional com o terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Além disso, também é acompanhado por nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social.

O CRI Norte fica na rua Augusto Tolle, 978, no bairro do Mandaqui. O IPGG fica na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista.

Diagnóstico precoce 

Segundo os neurologistas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, o mal de Alzheimier atinge 5 % da população com mais de 65 anos. Após os 80 nos, a prevalência da doença é de 15%. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofrem com o mal.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem ao paciente uma vida mais longa e com mais qualidade. Avaliações neuropsicológicas, fonoaudiológicas e exames de neuroimagem são os principais instrumentos para uma rápida comprovação.

“Quanto mais cedo o mal de Alzheimer for identificado, mais tempo o paciente manterá suas funções cognitivas preservadas”, explica o neurologista Ricardo Nitrini, também coordenador do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC) do HC.

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico e orientação e entre outros sintomas.

No início, a pessoa apresenta pequenos lapsos de memória, alterações de comportamento, desorientação espacial e dificuldades em realizar tarefas corriqueiras, como se alimentar ou se vestir. Nos estágios mais avançados, não reconhece os familiares e nem os amigos. Com o tempo, perde a identidade e tornar-se dependente.

A assistência deve obedecer cada fase da evolução do processo demencial para melhoria dos sintomas, explica Nitrini, uma vez que não há tratamento capaz de impedir ou curar a doença.

Nas fases iniciais e intermediárias predominam-se as técnicas de reabilitação, as táticas de readaptação e os psicofármacos. Na fase avançada, o tratamento é voltado a co-morbidades, comuns em pacientes com afecções crônicas debilitantes e aos cuidados de enfermagem.

Da Secretaria da Saúde e do Hospital das Clínicas