SP tem primeiro CDP com automação de portas de cela do Brasil

Centro de Detenção Provisória de Itatinga atenderá presos da região

sex, 23/09/2016 - 13h02 | Do Portal do Governo

São Paulo é o primeiro Estado do país a receber um Centro de Detenção Provisória (CDP) com abertura e fechamento de portas de cela com automatização. A tecnologia está disponível na unidade localizada na cidade de Itatinga, entregue nesta sexta-feira (23) pelo governador Geraldo Alckmin. O CDP é o 22° presídio do Plano de Expansão de Unidades Prisionais do Estado de São Paulo.

A unidade vai atender a demanda da região de Sorocaba e dispõe de 847 vagas para presos provisórios. “Os presos que virão para cá são da região, mantêm o vínculo com a família. Isso ajuda a diminuir a superlotação dos CDPs que já estão funcionando. Os funcionários também vão poder ficar mais perto de casa, o que gera emprego. São 210 empregos diretos, fora os indiretos. Nós estamos tirando presos da cadeia e liberando a polícia para o seu trabalho”, explicou o governador.

A tecnologia foi desenvolvida 100% por técnicos da SAP e evita o contato entre os funcionários e a população carcerária. A abertura e o fechamento das celas são controlados por meio de um painel eletrônico. A parte elétrica está ligada a um gerador, que garante o serviço mesmo em caso de queda de energia elétrica.

Instalações diferenciadas
O Centro de Detenção Provisória foi projetado com base nas experiências dos CDPs que já estão funcionando, que trazem como novidades o pavilhão de trabalho e de serviços, como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos.

A unidade conta também com salas de aula, setores de inclusão, saúde, lavanderia e padaria. Durante o período em que aguardam julgamento os presos podem trabalhar e estudar. Se forem condenados, o tempo de remição da pena já fica acumulado. Por lei, a cada três dias trabalhados ou 12 horas de estudo, o preso elimina um dia da pena.

O CDP de Itatinga foi o primeiro projetado com a automatização já na construção. Outras 63 penitenciárias e Centros de Detenção Provisória, além de três anexos de Detenção Provisória, concluíram a implantação da automatização de celas. O objetivo é instalar o novo sistema em todas as unidades prisionais paulistas.

Do Portal do Governo do Estado