SP tem o menor ICMS do país para etanol hidratado

Média dos outros Estados é de 22%; São Paulo cobra 12% do setor

seg, 12/08/2013 - 17h06 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lembrou nesta segunda-feira, 12, que o Estado de São Paulo possui o menor ICMS do Brasil para etanol hidratado. “Enquanto a média dos outros Estados fica em 22%, em São Paulo é 12%”, afirmou Alckmin durante inauguração do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia, em Ribeirão Preto.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Este sistema corresponde a um alcoolduto de 206 km de extensão. É o primeiro trecho de um duto que passará ainda por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, com 1.300 km de extensão. O Estado de São Paulo ofereceu isenção de ICMS para o etanol que servirá como lastro no trecho entre Paulínia e Ribeirão Preto.

Alckmin lembrou ainda que São Paulo tem como meta chegar em 69% de matriz energética renovável em 2020. “O mundo tem, na sua matriz energética, 12,5% de energia renovável. O Brasil tem 45%, e São Paulo tem 55%. Nossa meta é chegar a 69% até 2020”, afirmou o governador.

Durante o discurso, Alckmin destacou também o peso do setor sucroalcooleiro na economia paulista. “Nós nos orgulhamos de ser o maior produtor de açúcar e etanol do mundo. São Paulo ainda responde por quase dois terços do consumo do etanol do Brasil.”

Além de Alckmin, a presidente Dilma Rousseff também participou do evento em Ribeirão Preto.

Infraestrutura

Geraldo Alckmin destacou que o alcoolduto será responsável por retirar 95 mil caminhões das rodovias por ano. Lembrou também que o Estado investe na infraestrutura da região de Ribeirão Preto. O trevo Waldo Adalberto da Silveira, conhecido como Trevão de Ribeirão, tem investimento de R$ 120 milhões e vai beneficiar 1,5 milhão de pessoas.

Outra preocupação é com a qualificação da mão de obra da região. Ribeirão Preto já possui uma Etec e, de acordo com Geraldo Alckmin, terá uma segunda unidade da Escola Técnica Estadual voltada especialmente para o setor energético.

Do Portal do Governo do Estado