SP tem novo radar meteorológico

Equipamento é mais preciso e ficará instalado na barragem de Ponte Nova, no município de Salesópolis

qui, 06/03/2014 - 16h28 | Do Portal do Governo

Foi apresentado, nesta quinta-feira, 6, o novo radar meteorológico do Estado, o METEOR 600 S. Trata-se de um equipamento de última geração, que substituirá o radar que está instalado na barragem de Ponte Nova, no município de Salesópolis, a 65 km da capital.

“Ele [o radar] é tecnicamente mais preciso do que o radar antigo, pois aumentou o raio de ação, que agora é de 240 km. Com isso, dá pra prever a chuva e o volume da chuva, o que mais importante”, declarou governador Geraldo Alckmin.

Mais tecnologia

A precisão do METEOR 600 S é maior em termos de proximidade da área mínima a ser observada, pois capta a partir de 250m de comprimento por 250m de largura. Com o equipamento antigo, a visualização dessa extensão ficava em 1km de comprimento x 1km de largura.

Outra característica técnica que o aparelho apresenta é o efeito Doppler – capaz de detectar a velocidade instantânea das chuvas – e de ter Dupla Polarização, que permite identificar a profundidade do campo observado e diferenciar entre chuva, granizo e garoa, além de nuvens sem precipitação.